Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Datafolha: 56% dos brasileiros são contra o voto obrigatório

Número é inferior à pesquisa anterior, que indicou que 66% dos entrevistados se posicionaram contra a obrigatoriedade de ir às urnas

Por Da Redação 27 dez 2020, 11h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • eleições municipais
    Seção eleitoral durante votação, em São Paulo -  (Kaio Lakaio/VEJA)

    Pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste domingo (27) mostra que 56% dos brasileiros se dizem contrários ao voto obrigatório, enquanto 41% apoiam a obrigatoriedade do comparecimento às urnas. O levantamento foi realizado entre os dias 8 e 10 de dezembro e ouviu 2.016 pessoas.

    O número é inferior à pesquisa anterior, realizada em junho de 2015. Na ocasião, 66% dos entrevistados se posicionaram contra o voto obrigatório, resultado que representa o pico da taxa de rejeição entre os demais levantamentos feitos pelo instituto.

    A tendência das pesquisas sobre o tema vem mostrando que a maioria da população rejeita o voto compulsório. Conforme o histórico do Datafolha, apenas em uma ocasião os brasileiros formaram maioria favorável ao voto obrigatório.

    Em 2008, 53% diziam apoiar a medida, enquanto 43% defendiam o voto facultativo. Já em 2010, houve um empate, com 48% dos entrevistados dizendo ser favoráveis e outros 48% afirmando ser contrários.

    Continua após a publicidade

    A Constituição brasileira estabelece o voto obrigatório para quem tem de 18 a 70 anos. Nas eleições deste ano, porém, 23,1% dos eleitores, ou quase um quarto do total, não compareceram às urnas, recorde em disputas municipais no Brasil.

    Reportagem de VEJA deste mês mostrou que os jovens representaram o maior índice de abstenção no pleito municipal. No texto, especialistas destacam que o país vive uma transição velada para o voto facultativo, incentivada até pelas punições leves — a multa máxima é de 3,51 reais por turno. A tendência deve obrigar os partidos a cada vez mais inserir nas campanhas algo visto em países sem voto obrigatório: a necessidade de, além de atrair o eleitor, estimulá-lo a ir às urnas.

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.