Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Corrupção lidera entre assuntos mais comentados sobre eleições no Twitter

Brasileiros postaram 56 milhões de tweets sobre eleições do início do ano até 12 de agosto

Por Laryssa Borges Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 29 ago 2022, 16h22 - Publicado em 29 ago 2022, 15h25

Com o histórico de corrupção nos governos do PT e as suspeitas de irregularidades na administração de Jair Bolsonaro fartamente exploradas pelos candidatos à Presidência da República no debate deste domingo, 28, na Band, o tema corrupção foi o assunto mais comentado entre usuários do Twitter. Ao todo, foram mais de 2,7 milhões de tweets sobre eleições entre as 21 horas e as 23h50, logo após o fim do confronto entre os presidenciáveis. Completam o ranking de mais comentados posts sobre economia, educação, saúde e violência.

Até poucas semanas atrás a corrupção não era nem de longe o foco de maior interesse de tuiteiros que usam a rede social para discutir as eleições brasileiras. No acumulado do ano, escândalos de corrupção, não importa se de petistas ou de bolsonaristas, eram apenas o quarto principal assunto entre os 56 milhões de tweets sobre eleições no país. Os dados consolidados do Twitter, compilados a pedido de VEJA, dizem respeito ao período de 1º de janeiro a 12 de agosto, antes, portanto, do início formal das campanhas.

À exceção do domingo de debate, entre os usuários da rede que discutem o processo eleitoral, o tema predominante é o mesmo que as pesquisas de intenção de votos mostraram ser a principal preocupação do eleitor: a economia. O assunto deve permear todos os discursos dos candidatos e é a principal aposta do presidente Jair Bolsonaro para tentar diminuir a vantagem do atual líder Luiz Inácio Lula da Silva. Por enquanto, mesmo com o Auxílio Brasil turbinado de 400 para 600 reais, pesquisa FSB/BTG Pactual divulgada nesta segunda-feira, 29, mostra que o ex-capitão ainda não colheu dividendos eleitorais significativos com a medida.

Com a disparada dos preços dos alimentos, da energia elétrica e até recentemente dos combustíveis, até 12 de agosto a economia superou, diz o Twitter, posts sobre violência, educação, corrupção e direitos humanos, os quatro outros assuntos mais comentados e relacionados a eleições.

Mesmo com o notório crescimento do uso de redes sociais como ferramenta para se atingir o eleitor mais jovem e refratário a veículos tradicionais de informação, temas políticos não são corriqueiros entre as postagens. Do início do ano até 5 de agosto, 25% das postagens de tuiteiros brasileiros foram sobre música, 18% sobre televisão, 14% sobre esportes e apenas 11% sobre política.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.