Lula faz comício no Rio de Janeiro – com segurança de snipers
A uma semana do primeiro turno, petista, que faltou ao debate VEJA promovido neste sábado, participa de ato político com prefeito Eduardo Paes
Um dia depois de não comparecer ao debate VEJA na noite de sábado sob a alegação de que tinha compromissos políticos previamente agendados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa neste domingo, 25, de um ato político na quadra da Portela, na zona norte do Rio, ao lado do prefeito da cidade Eduardo Paes (PSD).
Na disputa pelo governo estadual, o atual chefe do Executivo Cláudio Castro (PL) abriu dez pontos percentuais de vantagem para Marcelo Freixo (PSB), que conta com o apoio de Lula para chegar pela primeira vez ao comando do Palácio Guanabara. Ao discursar no ato deste domingo, no entanto, o prefeito Eduardo Paes evitou comprar briga com o bolsonarismo, embora também não tenha estendido a mão para Freixo. Oficialmente o político apoia a candidatura de Rodrigo Neves (PDT), que aparece com apenas 8% da preferência do eleitorado. “Pode votar em quem quiser [para outros cargos], desde que vote no Lula para presidente”, disse Paes para, em seguida, ser vaiado por uma parcela do público, apoiadora de Freixo.
Entre eleitores fluminenses, o petista aparece tecnicamente empatado com seu adversário Jair Bolsonaro (PL) – 40% das intenções de voto para o primeiro e 38% para o atual mandatário, segundo pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira, 22.
Segurança reforçada – Um fator chamou a atenção da multidão a caminho do comício deste domingo em Madureira, zona norte do Rio: medidas de segurança reforçadas do evento, inclusive com a presença de atiradores de elite em pontos estratégicos. Além dos tradicionais controles nas entradas, pelo menos dois snipers foram vistos em cima de uma das estruturas do local, prontos para agir caso uma ameaça seja detectada.
As ruas de Madureira estão lotadas desde o início da manhã. Antes da chegada do candidato do PT, apoiadores ensaiavam sambas e música popular brasileira, em clima de festa. Tem até gente que poderia ter saído direto de um bloco de Carnaval. Roupas curtas, transparências e pernas de pau chamam atenção no evento. Além de anônimos e políticos aliados, celebridades também deram às caras no comício. Alanis Guillen, a protagonista de Pantanal, foi vista ao lado de Humberto Carrão.