Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Cármen Lúcia pautará habeas corpus de Palocci e Maluf

Análise dos casos pode impedir votação de liminar que evitaria prisões em segunda instância e poderia beneficiar Lula

Por Da Redação Atualizado em 6 abr 2018, 16h47 - Publicado em 6 abr 2018, 16h15

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), pautará na próxima sessão do plenário da Corte, na quarta-feira, 11, o habeas corpus do ex-ministro Antônio Palocci e do deputado federal afastado Paulo Maluf (PP-SP). As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

A análise desses recursos pode atrapalhar a expectativa da cúpula petista e da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ver o ministro Marco Aurélio Mello levar para a mesma sessão uma liminar que visa a evitar as prisões de condenados em segunda instância, uma vez que há o entendimento no Judiciário de que os habeas corpus têm prioridade. Se concedida, essa liminar poderia beneficiar Lula, cuja prisão é iminente.

Esta possibilidade reforça a postura de Cármen Lúcia de não pautar temas que podem alterar a jurisprudência do STF sobre prisão após condenação em segunda instância. Ela já havia contrariado alguns ministros do Supremo e a defesa de Lula ao não pautar duas ADCs (ações declaratórias de constitucionalidade), ambas relatadas por Marco Aurélio, que tratam do tema.

Na quarta-feira, o STF negou, por 6 votos a 5, pedido de habeas corpus feito por Lula por causa do entendimento da Corte de que é legal a prisão de condenado em segunda instância. Marco Aurélio, que defende a prisão apenas após trânsito em julgado, quer levar as ADCs a votação porque o tribunal tem uma nova maioria, a favor do fim da prisão em segunda instância, e deve mudar o entendimento.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.