Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Cármen Lúcia assume a Presidência da República nesta sexta-feira

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira, não podem exercer um cargo Executivo por serem candidatos

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 13 abr 2018, 09h02 - Publicado em 13 abr 2018, 09h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), durante encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF) - 24/01/2018
    A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, durante encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em Brasília (DF) - 24/01/2018 (Ueslei Marcelino/Reuters)

    A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, vai assumir a Presidência da República nesta sexta-feira, quando o presidente Michel Temer viaja ao Peru para participar da Cúpula das Américas, que será realizada em Lima. Temer viaja às 11h e deve retornar ao Brasil no sábado após um jantar as chefes de estado, marcado para as 20h30.

    Publicidade

    Atualmente, Cármen Lúcia é a terceira na linha já que não há vice-presidente. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira, seriam, respectivamente, os que assumiriam o cargo, mas por estarem concorrendo a cargos eletivos não podem assumir. Por causa da Lei de Inelegibilidade -Lei Complementar 64/90- nos seis meses anteriores ao pleito eleitoral eles não podem exercer um cargo do Executivo. Se o fizerem, se tornam inelegíveis.

    Publicidade

    A previsão é que Maia e Eunício também façam viagens ao exterior na mesma época, para evitar contestações e problemas. Maia deve ir ao Panamá e, Eunício, ao Japão.

     

    Memória

    Em setembro de 2014, o então presidente do STF, Ricardo Lewandowski, foi presidente da República por dois dias, quando a então presidente Dilma Rousseff foi para Nova York participar da Assembleia Geral das Nações Unidas. Na época vice de Dilma, Temer também viajou ao exterior. E os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, não puderam assumir a cadeira da Presidência por estarem em campanha eleitoral.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.