Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Bolsonaro sobre prisão de Temer: ‘Cada um responde por seus atos’

Presidente desembarca no Chile, onde fará visita oficial e participará da criação do foro de governos de direita da América Latina

Por Da Redação
Atualizado em 21 mar 2019, 19h03 - Publicado em 21 mar 2019, 17h30

Ao desembarcar em Santiago, no Chile, o presidente Jair Bolsonaro limitou-se a declarar que “cada um responde por seus atos” ao ser questionado sobre a prisão preventiva do seu antecessor, Michel Temer (PMDB), suspeito de ter recebido propina por favorecimento à construtora Engevix em obra na usina nuclear de Angra 3.

“Cada um responde por seus atos, mas está claro que a política em nome da governabilidade feita no passado não deu certo, não estava correta”, afirmou a jornalistas, de acordo com o Correio Braziliense.

A prisão de Temer deu-se justamente no dia do aniversário de Bolsonaro, que completa 64 anos de idade nesta quinta-feira, 21.

Bolsonaro terá duas missões no Chile até a tarde de sábado: vai participar da criação do Foro para o Progresso e o Desenvolvimento da América Latina (Prosul), um mecanismo latino-americano de alinhamento dos atuais governos de direita que deverá substituir a União das Nações Sul-americanas (Unasul), e fazer uma visita oficial ao presidente chileno, Sebastián Piñera.

Bolsonaro pretende impulsionar as relações comerciais entre Chile e Brasil e ampliar a carteira de investimentos chilenos no país. Sua pauta com Piñera é bastante diversificada e as inclui mudanças na legislação previdenciária brasileira inspiradas no modelo chileno. O atual sistema previdenciário do Chile foi adotado por José Piñera, irmão do presidente chileno, no começo dos anos de 1980.

Continua após a publicidade

No encontro com Piñera, Bolsonaro espera colocar em prática o acordo de livre comércio assinado entre os dois países, assinado em 2018. Autoridades brasileiras que já classificam a relação Brasil-Chile como “ágil e dinâmica” e aguardam a ratificação do acordo, ainda dependente do aval de parlamento dos dois países.

Fluxos

O Chile é segundo parceiro comercial do Brasil na América do Sul, superado apenas pela Argentina. No ano passado, as trocas comerciais tiveram um crescimento de 15% com o registro do maior fluxo de exportações brasileiras que cresceram mais de 20%, totalizando 10 bilhões de dólares.

Quanto aos investimentos recíprocos, o Brasil é o maior receptor de investimentos chilenos, acumulando mais de  35 bilhões de dólares em estoque. Os investimentos brasileiros no Chile chegaram a 4,5 bilhões de dólares. Somando estoques, o total de  40 bilhões de dólares supera inclusive o da relação do Brasil com argentinos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.