Bolsonaro quer expor técnicos da Anvisa que aprovaram vacina para crianças
Presidente voltou a dizer que irá 'estudar' o documento com a primeira-dama, Michelle, para decidir se vacinará sua filha Laura, de 11 anos
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que quer divulgar os nomes dos técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que aprovaram a utilização da vacina da Pfizer para crianças a partir de 5 anos.
O chefe do Planalto deu a declaração na noite desta quinta-feira, 16, na sua tradicional live nas redes sociais. Ele disse que pediu a lista de forma “extra-oficial” para que “todos tomem conhecimento” dos nomes dos responsáveis pela aprovação do antígeno na Anvisa. “Eu pedi, extraoficialmente, o nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de cinco anos, queremos divulgar o nome dessas pessoas para que todo mundo tome conhecimento quem são essas pessoas e obviamente forme seu juízo”, afirmou.
Jair Bolsonaro também leu uma das recomendações feitas pela Anvisa para que os pais sejam orientados a procurar um médico caso a criança apresente dores repentinas no peito, falta de ar ou palpitações após receber a vacina: “Não sei se são diretores e o presidente que chegaram a essa conclusão ou o tal do corpo técnico. Mas seja qual for, você tem direito a saber o nome das pessoas que aprovaram a vacina a partir de 5 anos para seu filho. E você decida se essa vacina se compensa ou não”.
O presidente voltou a dizer que irá “estudar” o documento com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, para decidir se vacinará sua filha Laura, de 11 anos.
Nesta quinta-feira, em edição extra do Diário Oficial da União, a Anvisa publicou uma resolução por meio da qual oficializa a vacinação com Pfizer de crianças de 5 a 11 anos. Na avaliação da agência, os dados apresentados pela farmacêutica demonstraram segurança e eficácia para este grupo. O imunizante está liberado para esta faixa etária nos Estados Unidos e na Europa.