O presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, uma ajuda na sua tentativa de se reeleger ao Palácio do Planalto durante um encontro privado na Cúpula das Américas, que ocorreu nessa semana em Los Angeles, segundo o site norte-americano Bloomberg.
Segundo o site, Bolsonaro teria descrito seu adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como um “perigo para os interesses dos Estados Unidos”.
A conversa aconteceu no encontro entre os presidentes, na última quinta-feira (9). Biden teria ressaltado a importância da integridade da democracia e do processo eleitoral brasileiros. Foi quando surgiu o pedido de ajuda de Bolsonaro, ao qual Biden reagiu mudando de assunto, de acordo com a Bloomberg.
As informações foram passadas ao site por pessoas que participaram da reunião, mas pediram anonimato. O governo brasileiro e a Casa Branca não comentaram publicamente o assunto.
Depois da reunião entre os dois, Bolsonaro disse aos repórteres que ele e Biden falaram supercialmente sobre a eleição. Já o americano declarou que o Brasil tem uma democracia vibrante e inclusiva, além de um processo eleitoral consolidado.
Foi a primeira vez que os dois presidentes se encontraram desde 2020, quando Biden foi eleito presidente dos EUA.