Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Bolsonaro anuncia fechamento de fronteira com a Venezuela

Medida tem o objetivo de evitar o colapso do sistema de saúde de Roraima por causa do coronavírus

Por Roberta Paduan Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 17 mar 2020, 20h21 - Publicado em 17 mar 2020, 19h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Jair Bolsonaro anunciou que o Brasil fechará a fronteira com Venezuela. O objetivo é evitar o colapso do sistema de saúde de Roraima por causa do coronavírus. O estado vem recebendo grande quantidade de imigrantes do país vizinho há quase dois anos, em razão do recrudescimento da crise econômica venezuelana.

    A medida será publicada amanhã, no Diário Oficial da União, segundo Bolsonaro, que definiu a fronteira com a Venezuela como “mais sensível”. A interdição não será total. O plano é deixar uma faixa aberta para a passagem de mercadorias.

    A declaração foi dada na porta do Palácio da Alvorada, na tradicional parada do presidente na volta para casa. Ainda de acordo com Bolsonaro, o fechamento de fronteiras não é fácil. “Não é palavra mágica. Se a gente tivesse o poder de fechar fronteira, como muitos pensam, não teríamos entrada de drogas nem de armas no Brasil”.

    Mais cedo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), havia criticado a demora do governo em adotar o fechamento de fronteiras. “Acho que o governo já deveria ter fechado as fronteiras. Acho que já deveria ter restringido os voos internacionais e já deveria ter restringido a circulação das pessoas, principalmente nos estados, onde a projeção é de problemas maiores, como no estado do Rio e no estado de São Paulo. Mas estas posições são comandadas pelo Poder Executivo”, afirmou Maia.

    Nessa segunda-feira, 16, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), pediu o fechamento da fronteira de seu estado com a Guiana Francesa. O território francês registrou seis casos confirmados da covid-19. Por enquanto, os amapaenses estão livres da covid-19, mas há quatro casos em investigação.

    “Encaminhei ofício ao ministro das Relações Exteriores e ao ministro da Defesa solicitando o fechamento da fronteira brasileira com a Guiana Francesa, no Oiapoque/Amapá. É momento de manter a calma e tomar medidas efetivas que evitem a propagação do vírus pelo nosso estado!”, escreveu o senador pelo Twitter.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.