Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

“Barack OBrito” — o candidato que sonha em ser presidente… da Câmara

Deputado Antonio Brito, líder do PSD, é popular entre os colegas de parlamento e cotado para a disputar o cargo em 2025

Por Leonardo Caldas
30 set 2023, 19h10

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) planejam uma partilha de poder entre as siglas para as próximas eleições à presidência do Senado e da Câmara. VEJA mostrou na última edição os bastidores dessa articulação que traz ainda o líder do PSD na Câmara, Antonio Brito, como o possível sucessor do atual presidente Arthur Lira (PP-AL).

Renan trabalha para convencer a bancada de deputados do PT a apoiar Brito contra os outros concorrentes— entre eles, o líder do União Brasil, Elmar Nascimento, candidato apadrinhado por Lira, rival do senador em Alagoas. Nos bastidores, os petistas incentivam a ideia.

Procurado por VEJA, Antonio Brito disse que é cedo para antecipar o debate sobre a eleição para a presidência da Câmara, mas não desperdiçou a oportunidade para tentar mostrar, com fotos e vídeos, que é bem relacionado com todos os partidos da Casa.

Presidente da Comissão de Seguridade por três vezes, o deputado falou com orgulho da boa relação que tem com petistas históricos, como a deputada Benedita da Silva, e com bolsonaristas notórios, como a deputada Bia Kicis (PL-DF). Ele também destacou seu bom relacionamento com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e mostrou uma foto tirada recentemente com Lula durante a 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Aliás, seu pronunciamento rendeu brincadeiras entre os colegas de legenda que o apelidaram de “Barack OBrito”, não somente pela suposta semelhança física com o ex-presidente americano Barack Obama, mas pela forma como terminou seu discurso.

Continua após a publicidade

Veja o vídeo:

https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/IMG_5691.mov

Brito defendeu a necessidade do engajamento dos parlamentos mundiais na luta contra a tuberculose e a criação de formas inovadoras de financiamento para eliminar a doença, que permanece como uma das mais letais do planeta. Ao terminar o discurso, Brito pronunciou a famosa frase usada por Barack Obama em sua posse como presidente dos Estados Unidos: “Yes, we can” – “sim, nós podemos”.  Virou “Barack OBrito”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.