O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), ainda lidera a corrida pela reeleição segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira, 18, pelo instituto Real Time Big Data. Dantas tem 46% dos votos totais e 57% dos válidos, enquanto o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) soma 35% dos totais e 43% dos válidos. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.
A pesquisa é divulgada uma semana depois que Dantas foi afastado do cargo por decisão da ministra Laurita Vaz, do STJ. A Polícia Federal e o Ministério Público cumpriram 31 mandados de busca e apreensão em imóveis vinculados aos investigados no âmbito da Operação Edema, que apura a prática de desvios de recursos públicos no governo estadual desde 2019.
O levantamento do Real Time ouviu 1.000 eleitores entre 15 e 17 de outubro — ou seja, já computa a influência das denúncias contra o governador. Mesmo assim, a vantagem de Dantas caiu apenas de 14 para 11 pontos, uma variação dentro da margem de erro. São ainda 8% de brancos e nulos e 11% de indecisos.
Dantas conta com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do senador Renan Calheiros (MDB-AL). Lula, aliás, participou de ato público pelas ruas de Maceió ao lado de Dantas, no dia 13 de outubro, quando o governador já estava afastado do cargo.
Rorigo Cunha, por outro lado, é o nome de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara. Mas, ao contrário de Lira, o senador anunciou que não apoiará nenhum candidato a presidente no segundo turno. O nome de Jair Bolsonaro (PL) em Alagoas era o senador Fernando Collor (PTB), que terminou em terceiro lugar.
Na única pesquisa que o Real Time fez sobre o governo de Alagoas antes do primeiro turno, em julho deste ano, Dantas liderava com 26% das intenções de voto, enquanto Cunha e Collor empatavam em segundo lugar com 20%. Quatro meses depois, o resultado das urnas teve o governador em primeiro com 46,6%, Cunha em segundo com 26,8% e Collor em terceiro, com 14,7%.
O instituto cadastrou a pesquisa no TSE sob o número AL-06212/2022.