Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

A insistente cobrança de Arthur Lira a Lula sobre 2026

Presidente da Câmara alega que indefinição do petista sobre candidatura à reeleição tem impactos negativos no governo

Por Daniel Pereira 18 jun 2023, 09h44

Há duas semanas, o site de VEJA revelou que Arthur Lira (PP-AL), comandante da Câmara, aconselhou o presidente Lula a dizer publicamente que concorrerá à reeleição em 2026. Segundo o deputado, uma declaração nesse sentido ajudaria a melhorar o funcionamento da máquina pública e a relação do governo com o Congresso, que seriam prejudicados pelo fato de ministros com aspirações presidenciais boicotarem uns aos outros.

“Presidente, diga que é candidato e acaba logo com isso”, sugeriu Lira. Como a recomendação não foi seguida, o parlamentar resolveu torná-la pública e insistiu na tecla em entrevista à Globonews na última segunda-feira, 12. “O fato de o presidente Lula não ter explicitado até hoje se é candidato à reeleição ou não gera, do meu ponto de vista, muitos pré-candidatos dentro do PT. Isso não ajuda na administração do governo, porque há uma aparente dificuldade de relacionamento de A, B, C, D ou E”, declarou.

Uma reportagem da nova edição de VEJA mostra as movimentações e disputas internas de nomes considerados potenciais candidatos ao Planalto, como Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e Geraldo Alckmin (vice-presidente). No caso dos petistas, eles só terão chances de disputar caso Lula desista do quarto mandato. Pelo histórico do presidente, parece pouco provável.

Em nove eleições presidenciais realizadas desde a redemocratização, Lula participou de seis. Nas outras três, não disputou porque a Constituição não permitiu (2010), porque Dilma Rousseff resistiu à pressão de parlamentares e empresários para abrir mão da reeleição em nome do chefe (2014) e porque Lula estava preso e inelegível (2018). Maior do que o PT, o presidente segura e dita o ritmo da fila de seu partido há mais de 30 anos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.