Nasa diz que 2014 será o “ano da Terra”

Cinco missões serão lançadas para monitorar as mudanças climáticas no planeta

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h14 - Publicado em 22 jan 2014, 20h15

A agência espacial americana tem pela frente um ‘grande ano’ com o lançamento, pela primeira vez em mais de uma década, de cinco missões para o estudo da Terra, anunciou o diretor da Nasa, Charles Bolden.

As missões da Nasa terão como enfoque pesquisar e encontrar respostas para desafios críticos do planeta, como alterações climáticas, elevação do nível do mar e diminuição da disponibilidade de água doce. “Este será o ano da Terra. O enfoque no planeta que fará uma diferença significativa na vida dos povos no mundo todo”, disse Bolden em uma declaração distribuída pela agência.

Sonda Rosetta ‘desperta’ para ser o primeiro objeto a pousar em um cometa

Confira as melhores fotos tiradas em dez anos de exploração de Marte

A primeira missão em ciências da Terra é o Global Precipitation Measurement (GPM), um satélite que será lançado em 27 de fevereiro a bordo de um foguete japonês e cuja meta é monitorar a chuva e a neve no mundo todo. Em julho, entrará em órbita o Orbiting Carbon Observatory (OCO)-2, que fará medições precisas da emissão global de dióxido de carbono, gás que contribui com o efeito estufa e o aquecimento da atmosfera. Para novembro o calendário prevê o lançamento do satélite Soil Moisture Active Passive (SMAP), que recolherá dados da umidade do solo, com o objetivo de ajudar nas previsões da produtividade agropecuária, das condições meteorológicas e do clima.

Por fim, duas missões de estudos terrestres serão enviadas à ISS, uma em junho e outra em setembro, para monitorar ventos oceânicos, nuvens e aerossóis – fatores determinantes na pesquisa do clima e na previsão meteorológica. “Em nosso planeta, a água é um requisito essencial para a vida e a maioria das atividades humanas”, declarou Michael Freilich, diretor da Divisão de Ciência da Terra da Nasa. “Devemos entender os detalhes de como a água se movimenta na atmosfera, nos oceanos e na terra se queremos prever as mudanças em nosso clima e a disponibilidade dos recursos de água.”

(Com EFE)