Zelensky reconhece autoria de ataque na Rússia
Desde terça-feira, tropas ucranianas avançam pela região russa de Kursk
Pela primeira vez desde o início da guerra, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky admitiu que seu exército está realizando uma ofensiva em território russo.
A Ucrânia lançou um ataque surpresa na última terça-feira, 6, avançando pela região ocidental de Kursk, na Rússia. Um vídeo publicado na sexta mostrou soldados ucranianos alegando ter controle sobre a cidade, bem como o domínio sobre as instalações de gás natural da empresa Gazprom.
Em um discurso em vídeo na noite de sábado, Zelensky agradeceu às tropas ucranianas e disse que o exército estava “levando a guerra para o território do agressor”.
“A Ucrânia está provando que pode restaurar a justiça e garantir a pressão necessária sobre o agressor”, afirmou o presidente.
Resposta russa
Neste domingo, 11, o Ministério da Defesa russo reconheceu que as tropas ucranianas avançaram pelo território, informando que enfrentou soldados a 25 km e 30 km da fronteira. O órgão também disse ter derrubado 35 drones e 4 foguetes durante a madrugada.
Na noite de sábado, o governador de Kursk, Aleksei Smirnov, afirmou que um “ataque traiçoeiro” ucraniano havia deixado feridos. Segundo Smirnov, os destroços de um míssil abatido caíram em um prédio e feriram 13 pessoas. Os governadores de Voronezh e Belgorod, cidades russas vizinhas, também relataram um ataque de drones ucranianos durante a noite, mas sem citar feridos.
Moscou prometeu uma resposta “dura” à incursão.
Pedido de cautela