Assine VEJA nas Eleições por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Zelensky acusa Rússia por incendiar usina nuclear na Ucrânia

"Enquanto os terroristas russos mantiverem o controle sobre a usina nuclear, a situação não é e não pode ser normal", disse o presidente da Ucrânia

Por Da Redação
11 ago 2024, 19h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou neste domingo, 11, o governo russo por ter incendiado instalações da usina nuclear de Zaporizhzhia, localizada no sul do país ucraniano. As informações foram divulgadas pela agência Reuters.

    Publicidade

    Em uma publicação no Twitter, atual X, Zelensky afirmou que os indicadores de radiação estavam normais, apesar de a usina estar sob domínio da Rússia, chamado por ele de terrorista. “Enquanto os terroristas russos mantiverem o controle sobre a usina nuclear, a situação não é e não pode ser normal. A Rússia tem usado a usina de Zaporizhzhia apenas para chantagear a Ucrânia, toda a Europa e o mundo”, destacou no post.

    Publicidade

    Uma autoridade local responsável pela vigilância da usina teria dito que havia informações não oficiais de que as forças russas tinham ateado fogo em um grande número de pneus colocados próximos às torres de resfriamento. Já um funcionário instalado pela Rússia na região rebateu as acusações. Disse que a foi a Ucrânia quem iniciou o incêndio, bombardeando a cidade de Enerhodar, vizinha a Zaporizhizhia. O governo russo comunicou que a usina “sofreu sérios danos pela primeira vez” em razão de ataques promovidos por drones ucranianos.

    Ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), a agência nuclear da entidade declarou que seus especialistas detectaram uma fumaça forte e escura vindo da área norte da usina. A fumaça surgiu após uma série de explosões ocorridas neste domingo. “A equipe foi informada de um suposto ataque de drone hoje em uma das torres de resfriamento localizadas no local. Nenhum impacto foi relatado para a segurança nuclear”, escreveu a agência no X.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Admissão de ataque

    Mais cedo, Zelenski admitiu pela primeira vez ter mandado seu exército atacar a Rússia. A Ucrânia fez um ataque surpresa na terça-feira, avançando pela região ocidental de Kursk. Em vídeo publicado no sábado, o presidente ucraniano agradeceu suas tropas e disse que o exército estava “levando a guerra para o território do agressor”. “A Ucrânia está provando que pode restaurar a justiça e garantir a pressão necessária sobre o agressor”, afirmou.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.