Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

‘Vergonha brasileira’: Projeção em prédio da ONU em NY critica Bolsonaro

Ativistas pró-democracia fazem intervenção horas antes do presidente do Brasil discursar na Assembleia Geral das Nações Unidas

Por Da Redação
Atualizado em 20 set 2022, 09h50 - Publicado em 20 set 2022, 09h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um grupo de ativistas pró-democracia fez uma intervenção no prédio das Nações Unidas em Nova York nesta terça-feira, 20, horas antes do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) discursar na abertura da 77ª Assembleia Geral. Imagens projetadas mostraram fotos de Bolsonaro legendadas com críticas como “liar” (mentiroso), “disgrace” (desgraça) e “Brazilian shame” (vergonha brasileira).

    A intervenção ficou visível de longe, já que o edifício tem 39 andares e 155 metros de altura. As imagens foram projetadas de madrugada em quatro das línguas oficiais das Nações Unidas – inglês, francês, espanhol e mandarim –, além do português.

    A iniciativa veio da US Network for Democracy in Brazil (Rede nos Estados Unidos pela Democracia no Brasil), que reúne acadêmicos de mais de 50 universidades americanas, ativistas e organizações da sociedade civil. Entre elas, a Coalizão Negra por Direitos e a Associação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

    + O que esperar do discurso de Bolsonaro na ONU nesta terça-feira

    Continua após a publicidade

    Bolsonaro vai passar mens de 24 horas em Nova York, menos de duas semanas das eleições presidenciais. Ele chegou à cidade pouco antes das 20h (21h de Brasília), na segunda-feira, 19.

    Nesta terça, o presidente abrirá os discursos da Assembleia Geral antes de almoçar, em uma churrascaria brasileira, com apoiadores que viajaram em esquema de caravana de outras cidades americanas.

    + Viagem de Bolsonaro a Londres é mais um tiro no pé do presidente

    Continua após a publicidade

    Além da intervenção, o prédio das Nações Unidas – projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e pelo franco-suíço Le Corbusier –, deve virar campo de batalha entre bolsonaristas e ativistas pró-democracia, que devem protestar contra a visita e o discurso de Bolsonaro.

    Em outras passagens de Bolsonaro por Nova York para o evento das Nações Unidas, também ocorreram intervenções com críticas ao presidente. No ano passado, um caminhão com telões o chamou de “criminoso climático”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.