Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Venezuela busca 52 desaparecidos em deslizamento que deixou 25 mortos

Grande quantidade de lama invadiu casas e lojas e elevação do nível das águas também arrastou carros, pedaços de casas e antenas telefônicas

Por Da Redação 10 out 2022, 16h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um deslizamento de terra provocado por fortes tempestades deixou ao menos 25 mortos e 52 desaparecidos na noite de domingo, 9, em Las Tejerías, cidade na região central da Venezuela. Moradores apoiam os esforços de resgate, juntamente com as autoridades, usando picaretas e pás.

    Publicidade

    Mesmo com a chegada da noite, as buscas pelos desaparecidos não pararam. Autoridades levaram holofotes, drones e até cães farejadores para tentar encontrar sobreviventes do pior deslizamento deste ano no país.

    Publicidade

    No sábado, a chuva levou destroços e troncos de árvores de montanhas vizinhas para Las Tejerías, que fica a cerca de 50 quilômetros da capital, Caracas. A chuva prevista para um mês inteiro caiu em apenas oito horas, com força suficiente para derrubar torres de telefonia.

    Uma grande quantidade de lama invadiu casas e lojas da cidade, onde vivem cerca de 50 mil pessoas. Segundo a agência de notícias AFP, a elevação do nível das águas de um rio que passa pela região também arrastou carros, pedaços de casas e antenas telefônicas.

    Publicidade

    Após relatos de mortos e desaparecidos, o presidente Nicolás Maduro declarou três dias de luto nacional pelas vítimas, enquanto os venezuelanos foram às redes sociais para oferecer assistência à cidade.

    Continua após a publicidade

    Dois importantes estádios de beisebol do país, em Maracay e Caracas, foram transformados em centros de coleta de itens para ajudar a população de Las Tejerías. 

    Publicidade

    Treze pessoas já haviam morrido no país nas últimas semanas em decorrência de desastres causados pelas chuvas. No estado de Zulia, importante centro petroleiro da Venezuela, autoridades também lideram com inundações resultantes das chuvas atípicas. 

    Publicidade

    +Furacão Ian encerra debate sobre mudança climática, diz Biden

    Moradores caminham entre os escombros de casas destruídas levadas por um deslizamento de terra durante fortes chuvas em Las Tejerias, estado de Aragua, Venezuela. 10/10/2022
    Moradores caminham entre os escombros de casas destruídas levadas por um deslizamento de terra durante fortes chuvas em Las Tejerias, estado de Aragua, Venezuela. 10/10/2022 (Yuri Cortez/AFP)

    De acordo com a vice-presidente Delcy Rodríguez, a prioridade é encontrar pessoas ainda presas sob os destroços.

    “Perdemos meninos e meninas”, disse. “O que aconteceu na cidade de Las Tejerías é uma tragédia”. 

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.