Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Venezuela anuncia parceria com MST e critica governo Lula

Movimento Sem Terra enviará equipe para projeto de 10 mil hectares no país para produzir alimentos

Por Da Redação Atualizado em 10 set 2024, 21h21 - Publicado em 10 set 2024, 20h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante encontro com o presidente Lula
    O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante encontro com o presidente Lula - 29/05/2023 (EVARISTO SA/AFP)

    O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na segunda-feira, 9, o início de uma parceria com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), com o objetivo de desenvolver a produção agrícola em uma área de 10 mil hectares no estado de Bolívar, o maior venezuelano, que faz fronteira com o Brasil. Em julho, Maduro foi visto usando boné do MST durante um evento e convidou o movimento a enviar agricultores para trabalhar no país.

    “Na Venezuela temos o ‘Movimento Com Terra’, não Sem Terra”, disse Maduro durante seu programa na TV pública da Venezuela, “Esse é o movimento mais cristão que há”, completou o presidente que falava ao lado de membros do MST que estão em Caracas.

    O objetivo é produzir alimentos como milho, soja e feijão. Com essa parceria, Maduro estabeleceu uma meta ambiciosa de chegar a 100 mil hectares de produção nos próximos anos.

    Mudança no relacionamento

    A relação entre o chavismo e o Brasil, que foi consolidada durante os primeiros mandatos de  Lula (2003-2011), é bem diferente no governo atual. Jorge Arreaza, ex-vice-presidente da Venezuela e atual secretário-executivo da Alba (Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América), escreveu no aplicativo de mensagens Telegram que “Maduro está realizando o projeto sonhado por Hugo Chávez e pelo MST” e criticou o atual governo brasileiro, que, ao contrário de antes, tem se afastado de Caracas devido ao endurecimento do regime venezuelano.

    Continua após a publicidade

    Recentemente, em um programa local após a eleição de 28 de julho, Arreaza disse que o Lula de agora é bem diferente do de outros anos. “Tem uma aliança com partidos de direita, seu próprio vice é de direita”, disse, referindo-se a Geraldo Alckmin.

    Apesar das tentativas de Brasília para intermediar a crise, a relação entre Lula e Maduro se desgastou. No início de seu terceiro mandato, Lula acolheu Maduro no Palácio do Planalto. Na época, Lula disse que o conceito de democracia era relativo.

    Enquanto isso, o Movimento Sem Terra continua apoiando Maduro. João Pedro Stédile, líder do MST e observador eleitoral na Venezuela, afirmou recentemente que o país é “o centro da luta de classes na América Latina”.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.