PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

UE diz que prazo para palestinos deixarem Cidade de Gaza é ‘irrealista’

Diplomata Josep Borrell diz que 1 milhão de pessoas não conseguirão deixar área de risco em 24h e alerta para deterioração da situação humanitária em Gaza

Por Da Redação
Atualizado em 13 out 2023, 17h57 - Publicado em 13 out 2023, 14h56

O ministro das Relações Exteriores da União Europeia, Josep Borrell, disse nesta sexta-feira, 13, que o prazo de 24 horas estabelecido por Israel para que 1,1 milhão de pessoas no norte de Gaza deixem suas casas e fujam para o sul é “totalmente irrealista”. Borrell reconheceu a importância do pré-aviso das operações militares de Tel Aviv, mas criticou sua intangibilidade.

“É totalmente irrealista que 1 milhão de pessoas possam deslocar-se em 24 horas”, disse ele em uma coletiva de imprensa em Pequim, acrescentando que quaisquer avisos têm “que ser realistas para evitar consequências humanitárias devastadoras”.

A posição da União Europeia é de que Israel tem o direito de se defender na sequência da agressão do Hamas, que deixou mais de 1.300 israelenses mortos no sábado 7, mas essa retaliação deve ser feita em conformidade com o direito humanitário internacional.

O diplomata europeu desencorajou ataques contra civis e expressou preocupação com a “deterioração da situação humanitária em Gaza, em particular devido à escassez de suprimentos médicos, alimentos e eletricidade”.

+ Hezbollah assume autoria de ataques a Israel e pode entrar na guerra

“Criar um bloqueio de água, alimentos, combustível e suprimentos médicos não está de acordo com o direito internacional”, disse Borrell.

Continua após a publicidade

Os Estados Unidos também estão trabalhando em esforços com o governo israelense para levar ajuda internacional para a Faixa de Gaza. O secretário de Estado americano, Antony Blinken, disse que o país está pressionando Israel a tomar “todas as precauções possíveis para evitar ferir civis”.

Enquanto isso, imagens de Gaza mostram muitos palestinos empacotando seus pertences e começando a abandonar suas casas nesta sexta-feira, 13. Moradores receberam a mensagem para o deslocamento em panfletos, que indicavam o sul do território como área de ajuda humanitária. 

+ Funcionário da embaixada de Israel na China é esfaqueado

“Para sua segurança, você não deve voltar para casa até novo aviso das Forças de Defesa de Israel”, dizia o folheto. “Vocês têm que desocupar suas casas imediatamente e seguir para o sul de Gaza.”

Esses panfletos teriam sido lançados de aviões em Gaza pelas Forças de Defesa de Israel. A informação de que os civis teriam apenas 24 horas para o deslocamento não foi confirmada por Tel Aviv e ainda não está claro quando a esperada invasão terrestre do Exército israelense à Faixa de Gaza vai ter início.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.