Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ucrânia detém autoridade de Kherson suspeita de ajudar ocupantes russos

Um dos principais cenários de horrores da guerra, cidade contava com aterro sanitário para queimar corpos e até salas de tortura

Por Da Redação Atualizado em 29 nov 2022, 19h13 - Publicado em 29 nov 2022, 19h13

Forças da Ucrânia detiveram um vice-chefe da região de Kherson por suspeita de ajudar e incitar as forças de ocupação russas que tomaram o controle da cidade em março, disse um promotor do país em comunicado nesta terça-feira, 29. O funcionário, que não foi identificado no comunicado, pode pegar até 12 anos de prisão por ter cooperado com autoridades russas e ajudado no funcionamento de serviços públicos sob comando dos ocupantes. 

Em 11 de novembro, a Ucrânia proclamou a libertação de Kherson, após o fim de uma ocupação de oito meses. Forças russas usaram barcos e balsas para escapar pelo rio Dnipro, enquanto as forças ucranianas avançaram pelo sul, em meio a cenas caóticas e explosões, segundo moradores e militares da Ucrânia. Durante a retirada, militares russos teriam destruído uma grande ponte que liga a cidade para impedir que fossem perseguidos.

+ Grinch russo: Kiev diz que ‘não vai deixar Putin roubar o Natal’

Kherson tem sido um dos principais cenários de horrores durante a guerra na Ucrânia. Na semana passada, foi revelado que durante o controle do território o Exército da Rússia teria utilizado um aterro sanitário na cidade para queimar corpos. Além dos corpos, foram encontradas bandeiras, uniformes e capacetes.

Além disso, investigadores da Ucrânia anunciaram na segunda semana de novembro que descobriram uma suposta sala de tortura, onde dezenas de homens teriam sido detidos, eletrocutados, espancados e até mesmo mortos. De acordo com a polícia, o Exército russo assumiu o controle de um centro de detenção juvenil em meados de março e o transformou em uma prisão para aqueles que se recusavam a colaborar, ou que foram acusados de atividades em benefício aos ucranianos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.