Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Trump se opõe a modificações das regras de debates eleitorais

Principais membros da campanha do republicano afirmaram que ele continuará participando dos eventos; as mudanças ainda não foram detalhadas

Por Da Redação
Atualizado em 1 out 2020, 20h29 - Publicado em 1 out 2020, 20h23

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira, 1º, que se opõe a uma mudança das regras dos debates eleitorais, após um primeiro duelo caótico, na terça-feira 29, no qual o republicano foi muito criticado por constantemente interromper seu adversário, o democrata e ex-vice-presidente Joe Biden.

“Por que permitiria que a Comissão de Debates mudasse as regras dos próximos encontros quando ganhei com folga na última vez?”, tuitou o presidente, que se declarou vencedor várias vezes, citando pesquisas não identificadas.

Duas enquetes distintas, das emissoras CBS News e CNN, dizem o contrário. Enquanto a primeira apontou uma leve preferência dos espectadores por Biden (48% contra 41%), a segunda estimou que 60% deu a vitória ao democrata.

Continua após a publicidade

Independentemente de quem “venceu” o debate, o primeiro debate televisivo da corrida eleitoral deste ano pareceu mais, com destacou a jornalista Lisa Lerer, do New York Times, uma “derrota” para todos os americanos. E o principal alvo das críticas é o presidente, em especial por constantemente interromper seu adversário.

Trump foi desaprovado até mesmo por membros do Partido Republicano, incluindo um de seus principais aliados, o líder da maioria republicana no Senado, o senador Mitch McConnell, que ainda chamou de “inaceitável” o fato do presidente ter se recusado a condenar supremacistas brancos durante o debate.

O moderador do primeiro duelo entre Trump e Biden, o jornalista Chris Wallace, da emissora Fox News, considerou o evento “frustrante”, e culpou o presidente por isso.

Continua após a publicidade

“[Trump] tem a responsabilidade primária pelo que aconteceu”, disse Wallace em entrevista ao Times publicada na quarta-feira 30. “Foi frustrante para mim porque tentei muito me preparar para um debate sério”, concluiu.

Os organizadores dos debates presidenciais nos Estados Unidos anunciaram na quarta-feira 30 que é necessária uma “estrutura adicional para garantir uma discussão mais ordenada”, mas até agora não detalharam como os próximos debates serão diferentes.

O segundo debate presidencial está programado para 15 de outubro, em Miami, e o terceiro e último, para o dia 22, em Nashville. Principais membros campanha de Trump afirmaram que ele continuará participando dos eventos.

Continua após a publicidade

Além dos embates entre Biden e Trump, haverá na quarta-feira, 7, o primeiro e único debate entre os candidatos à vice-presidência: o atual vice-presidente americano, Mike Pence, e a senadora Kamala Harris.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.