Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trump recebe premiê do Japão para discutir Coreia do Norte

Shinzo Abe quer impedir que eventual acordo entre Trump e Kim Jong-un deixe o Japão vulnerável aos mísseis norte-coreanos

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, fará uma visita nesta quinta-feira (7) ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quista-feira (7). Abe tem interesse em reforçar suas preocupações japonesas sobre questões de segurança antes do provável encontro entre Trump e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, na próxima semana.

Abe terá menos de duas horas para sua conversa com Trump, antes de embarcar para o Canadá, onde participará da reunião do G-7, nos dias 8 e 9 de junho. O presidente americano, que também irá ao encontro do G-7, seguirá depois para Singapura para se reunir com Kim no dia 12.

O premiê do Japão quer a garantia de Trump de que não será fechado um acordo com Kim que possa deixar o Japão sujeito aos mísseis de curta distância norte-coreanos. Além disso, deve pedir ao líder americano que aborde Kim sobre o destino dos japoneses sequestrados pela Coreia do Norte nos anos 1970 e 1980.

O comércio bilateral também estará em pauta. Abe deve pressionar Trump para retirar as tarifas à importação de aço e alumínio do Japão e mostrar sua oposição às ameaças de Washington de imposição de sobretaxas aos automóveis japoneses.

(Com Estadão Conteúdo)