Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Trump confirma reunião entre diretor da CIA e Kim Jong-un

Pelo Twitter, presidente americano afirmou que foram acertados detalhes sobre a cúpula entre ele e o líder norte-coreano que deve acontecer até junho

Por EFE
Atualizado em 18 abr 2018, 18h02 - Publicado em 18 abr 2018, 10h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta quarta-feira que foi realizada uma reunião entre o então diretor da CIA, Mike Pompeo, com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, adiantada por jornais americanos na terça-feira. O presidente qualificou o encontro como “muito fluente” e disse que nela “foi criada uma grande relação”.

    Em mensagem em sua conta do Twitter, Trump explicou que a reunião foi realizada na semana passada e nela foram tratados os detalhes da cúpula que está prevista para ser realizada entre os líderes americano e norte-coreano em maio ou junho.

    “Mike Pompeo se reuniu com Kim Jong-un na Coreia do Norte na semana passada. A reunião transcorreu muito bem e um bom relacionamento foi criado”, tuitou o presidente americano. “Os detalhes da Cúpula [entre ambos líderes] estão sendo resolvidos agora. A desnuclearização será algo grandioso para o mundo, mas também para a Coreia do Norte!”, explica Trump.

    Continua após a publicidade

    Veículos de imprensa americanos anteciparam na terça-feira a notícia da reunião entre o ainda diretor da CIA e indicado para ser o próximo secretário de Estado dos Estados Unidos e o líder norte-coreano.

    Embora Trump não tenha fornecido mais detalhes desse encontro, a imprensa americana assegura que a viagem aconteceu no fim de março, coincidindo com a Semana Santa, e teve como objetivo acertar posturas sobre as condições da reunião entre ambos os líderes.

    Também foi tratado o programa de armas nucleares de Pyongyang, segundo duas fontes citadas pelo jornal The Washington Post.

    Pompeo foi chamado para dirigir a pasta de Relações Exteriores americana depois que o próprio Trump anunciou em 3 de março sua indicação na mesma mensagem do Twitter em que comunicou a demissão de Rex Tillerson.

    “Começamos a falar com a Coreia do Norte diretamente, a níveis extremamente altos”, afirmou na terça-feira Trump na presença do primeiro-ministro de Japão, Shinzo Abe, que realiza uma visita oficial aos Estados Unidos.

    Continua após a publicidade

    Segundo disseram funcionários americanos, Trump e Kim devem manter a primeira reunião na história entre Estados Unidos e Coreia do Norte em maio ou junho e estão sendo avaliados cinco possíveis locais, embora não tenham revelado quais.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.