Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Trump ‘condenará Rússia’ se estiver envolvida em ataque a espião

O Reino Unido deu até esta terça para que o presidente russo explique como um agente nervoso soviético pode ter sido usado no envenenamento

Por EFE 13 mar 2018, 15h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que “condenará a Rússia ou quem quer que seja” quando for esclarecido quem esteve por trás do ataque ao ex-espião Sergei Skripal, envenenado no Reino Unido na semana passada.

    “Hoje falaremos com (a primeira-ministra britânica) Theresa May e, assim que soubermos bem os fatos, se estivermos de acordo com eles, condenaremos a Rússia ou quem quer que seja. Mas não falei com ela. Falaremos em algum momento hoje”, disse Trump aos jornalistas antes de viajar à Califórnia para visitar a fronteira com o México.

    Reino Unido determinou que o presidente russo, Vladimir Putin, tem até a tarde desta terça-feira para explicar como um agente nervoso desenvolvido pela União Soviética foi usado para envenenar um ex-espião russo que passou segredos para os serviços de inteligência britânicos.

    Continua após a publicidade

    A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse ser “altamente provável” que Moscou seja responsável pelo ataque, depois que o Reino Unido identificou que a substância utilizada faz parte do grupo de agentes nervosos Novichok, desenvolvidos por militares soviéticos durante os anos 1970 e 1980.

    “Agora é claro que o Sr. Skripal e sua filha foram envenenados com um agente nervoso de grau militar de um tipo desenvolvido pela Rússia”, disse May. “Ou isso foi um ato direto do Estado russo contra o nosso país, ou o governo russo perdeu o controle de seu agente nervoso potencialmente catastrófico e permitiu que ele chegasse às mãos de outros”.

    Na noite de ontem, o até então secretário de Estado, Rex Tillerson  que, nesta terça-feira, foi demitido por Trump , disse ter “plena confiança” na conclusão à qual chegou o Reino Unido de que existe uma “alta probabilidade” de a Rússia estar por trás do ataque.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.