Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Trump assume crédito por campanha de isolamento do Catar

Segundo o republicano, seu alerta sobre o perigo de financiar redes terroristas foi a grande motivação dos líderes árabes

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 22h04 - Publicado em 6 jun 2017, 15h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assumiu todo o crédito pela recente decisão da Arábia Saudita e de outros países árabes de isolar o Catar. Segundo o republicano, seu alerta durante a viagem ao Oriente Médio sobre o perigo de financiar redes terroristas foi a grande motivação das nações para romperam seus laços diplomáticos com o pequeno emirado.

    “Durante minha recente viagem ao Oriente Médio, declarei que já não pode haver qualquer tipo de financiamento à Ideologia Radical. Os líderes apontaram para o Catar – Vejam!”, escreveu Trump em seu perfil pessoal no Twitter, dizendo que foi o responsável pela decisão dos líderes árabes.

    Na sequência, em outra mensagem na rede social, o presidente americano afirmou que durante sua viagem a Riad, os líderes árabes com os quais se reuniu anteciparam que adotariam uma “linha dura” em relação ao financiamento do extremismo e todas as referências apontavam na direção do Catar. “Talvez isso seja o começo do fim do horror do terrorismo!”, enfatizou Trump também no Twitter.

    Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos (EAU), Egito e Bahrein anunciaram na segunda-feira o rompimento de suas relações diplomáticas com o Catar e ordenaram o fechamento das fronteiras terrestres e do espaço aéreo e marítimo aos meios de transporte vindos desse país. Além dessas quatro nações, também romperam relações com o Catar as Ilhas Maldivas e os governos apoiados pela Arábia Saudita nos conflitos no Iêmen e na Líbia.

    Continua após a publicidade

    A ruptura de relações se baseia na acusação de que o governo catari financia organizações terroristas, como o Estado Islâmico (EI), a Al Qaeda e a Irmandade Muçulmana. O governo do Catar rechaçou as acusações ao considerá-las “calúnias injustificadas”, e assegurou que “luta contra o terrorismo e o extremismo”, enquanto a comunidade internacional busca formas de pôr fim a esta crise diplomática.

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.