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Trump anuncia empresa de mídia com investidora de deputado brasileiro

Parceira do projeto é empresa que tem como diretor financeiro Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP), deputado federal e aliado de Bolsonaro

Por Da Redação Atualizado em 21 out 2021, 15h02 - Publicado em 21 out 2021, 14h34
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  • O ex-presidente americano Donald Trump anunciou na noite de quarta-feira, 20, um acordo para lançar sua própria rede social, junto a uma companhia de mídia, chamada Truth Social. Segundo o republicano, o projeto irá “enfrentar as Big Techs”, após o Twitter e o Facebook banirem as contas do ex-mandatário depois da violenta invasão de seus apoiadores ao Capitólio, em Washington.

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    A principal parceira do projeto é a empresa Digital World Acquisition, que tem como diretor financeiro Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP), deputado federal e aliado do presidente Jair Bolsonaro. Antes de entrar na política, ele já havia trabalhado no mercado financeiro, incluindo o banco de investimento JPMorgan.

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    A empresa, de aquisição de propósito específico criada em Miami um mês depois de Trump perder a eleição de 2020, é do tipo popularmente conhecida como “cheque em branco”, que serve para levantar capital por meio de uma oferta pública inicial com o objetivo de comprar outras empresas.

    Deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança ao lado de ex-presidente americano Donald Trump
    Deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança ao lado de ex-presidente americano Donald Trump (Reprodução/Reprodução)

    No ano passado, a Digital World entrou com um pedido de oferta pública e vendeu suas primeiras ações no mês passado, levantando cerca de 238 milhões de dólares , com outros 11 milhões arrecadados com a venda de ações para investidores por meio de ofertas privadas. Após o anúncio, as ações da Digital dispararam 140%, sendo cotadas a 25,53 dólares na bolsa Nasdaq.

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    O acordo irá listar a Trump Media & Technology Group na Nasqad através de uma fusão com a Digital World Acquisition. O grupo receberia 293 milhões de dólares. O acordo das empresas ainda precisa ser aprovado pelas autoridades regulatórias.

    Em um comunicado, Trump disse que a ideia é criar “um rival para o consórcio da imprensa de esquerda e lutar contra as companhias Big Tech do Vale do Silício, que usam seu poder unilateral para silenciar vozes opositoras nos Estados Unidos”.

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    “Vivemos em um mundo onde o Talibã tem uma grande presença no Twitter; Ainda assim, seu presidente americano favorito foi silenciado. Isso é inaceitável”, escreveu no comunicado.

    A ideia é que a rede social seja lançada em versão beta no próximo mês, com versão consolidada já no primeiro trimestre de 2022, na primeira de três etapas dos planos da companhia.

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    Em sequência, viria um serviço de vídeos on demand, por assinatura, que teria entretenimento, notícias e podcasts. Em seu website, a empresa planeja também eventualmente competir com serviços de nuvem como o Google Cloud e o AWS, da Amazon.

    Ausente das redes sociais, seu principal palanque, o projeto marca uma tentativa de Trump de reinserção no ambiente virtual. O Twitter considerou que o ex-presidente americano, que tinha quase 90 milhões de seguidores, incitou o protesto violento. O político também foi suspenso do Facebook e do YouTube por preocupações semelhantes A rede criada por Mark Zuckerberg informou que revisará a suspensão, mas apenas em 2023. 

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    Em um levantamento do jornal The Washington Post, as menções ao republicano caíram 95% entre janeiro e o início deste ano no Facebook e Twitter.

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