Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trump amplia vantagem entre republicanos; Jeb Bush cai para terceiro

O governador do Arkansas, Mike Huckabee, aparece na segunda colocação

O apoio ao republicano Jeb Bush está se dissipando na corrida pela candidatura do partido à Presidência dos Estados Unidos, e o líder nas pesquisas, Donald Trump, abriu uma liderança de 20 pontos sobre seus rivais mais próximos, mostrou um levantamento da Reuters/Ipsos divulgado nesta terça-feira.

O apoio dos eleitores republicanos a Jeb Bush caiu de 16% para 8% nos últimos cinco dias, mostrou a pesquisa feita on-line. As intenções de voto em Trump se mantiveram em grande medida estáveis na última semana, em cerca de 30%, numa liderança isolada entre os 17 políticos que disputam a oportunidade de representar o Partido Republicano na eleição presidencial de novembro de 2016.

Com a queda, Jeb Bush aparece em terceiro lugar na pesquisa, empatado com o neurocirurgião aposentado Ben Carson. O governador do Arkansas, Mike Huckabee, subiu para a segunda colocação, com 10% das intenções de voto.

Leia também:

Jeb Bush: Construir muro na fronteira dos EUA com o México “não é realista”

EUA: Biden cogita concorrer à Casa Branca – e pode sacudir corrida presidencial

A queda de Jeb ocorre depois que ele classificou, nos últimos dias, como irrealistas e onerosas as propostas de Trump de deportar imigrantes sem documentação e construir um muro na fronteira com o México.

Jeb também foi forçado a se defender após ter usado o termo “bebês âncora” para se referir a crianças de imigrantes ilegais nascidas nos Estados Unidos, o que alguns consideram ofensivo, em uma entrevista a uma rádio na semana passada. No Twitter, Trump foi irônico e considerou que os esforços de Jeb em se explicar eram “desastrados” e “uma bagunça”.

Os resultados na pesquisa desta terça-feira foram baseados em entrevistas com 511 republicanos e possui margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou menos.

(Com Reuters)