Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Terremotos no Pacífico levam a alerta de tsunami na Nova Zelândia

A princípio, algumas regiões costeiras do país foram evacuadas, mas alerta foi suspenso e quem se refugiou em áreas mais altas está voltando para casa

Por Da Redação Atualizado em 5 mar 2021, 11h25 - Publicado em 5 mar 2021, 11h12

O mundo passou perto de uma nova tragédia causada por tsunami. Um tremor de magnitude 8,1 na escala Richter foi sentido na quinta-feira, 4, perto das ilhas Kermadec, no Pacífico, que fazem parte da Nova Zelândia. Após emitir um alerta que obrigou a população das costas a se deslocar para áreas altas, as autoridades neozelandesas suspenderam a ordem e determinaram o regresso de milhares de pessoas para suas casas.

O sismo, que segundo as primeiras informações não causou vítimas, foi precedido por tremores de 7,4 e 6,9 na mesma região, a mil quilômetros da costa neozelandesa e a 19 quilômetros de profundidade, de acordo com o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS). O centro de alerta de tsunamis no Pacífico alertou para ondas potencialmente perigosas na Nova Zelândia, Guam, Tonga, Samoa, Havai, nas ilhas Cook, Fiji, Wallis e Futuna, entre outros, levando as autoridades neozelandesas a determinar a saída de pessoas de algumas áreas.

A Agência de Gestão Nacional de Emergências neozelandesa (Nema), que suspendeu o alerta de tsunami, informou, no entanto, que ainda se esperam correntes fortes e ondas imprevisíveis na costa. O risco de que se produzam outros sismos com magnitude superior a 7, nos próximos 30 dias, é “muito provável”, segundo comunicado divulgado pela agência de controle de atividade geológica GeoNet.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.