Terremoto no México: vídeos mostram tremor em casas e monumentos
O abalo de 8,2 na escala Richter foi sentido por até 50 milhões de pessoas - quase a metade da população do país
O terremoto de magnitude 8,2 na escala Richter que atingiu o México na noite de quinta-feira deixou 35 mortos no sul do país – 25 no estado de Oaxaca, sete em Chiapas e três em Tabasco -, segundo os dados mais atualizados das autoridades locais. Nesta sexta, moradores das áreas afetadas começaram a postar nas redes sociais seus registros dos efeitos do tremor em casas e monumentos.
Um dos vídeos compartilhados mostra a redação do jornal Milenio, na Cidade do México. As lâmpadas no teto do escritório foram abaladas pelo terremoto.
O monumento El Ángel de la Independencia (Anjo da Independência, em português), na capital mexicana, e um vaiduto no centro da cidade também foram abalados.
Internautas também registraram o abalo causado em um restaurante na Plaza Las Américas, em Tuxtla Gutiérrez, no sul do país.
Nesta casa em Puerto Escondido, Oaxaca, muitos pratos e utensílios domésticos foram jogados ao chão.
Outros vídeos mostram a destruição deixada pelo abalo em algumas cidades no sul do México, como no município de Tonalá.
O terremoto fez tremer pelo menos dez estados do sul e do centro do México. Até 50 milhões de pessoas – quase a metade da população do país – pôde senti-lo, segundo o presidente Enrique Peña Nieto.
O presidente pediu que os moradores continuem atentos, já que podem acontecer fortes réplicas, ainda que menores. Até o momento, após o terremoto aconteceram 266 réplicas, a maior delas de 6,1 graus na escala Richter.