Terremoto de 6,6 graus abala El Salvador
Tremor também foi sentido na Guatemala, Honduras, Nicarágua e Costa Rica; alerta de tsunami foi emitido, mas logo depois suspenso

Um terremoto de 6,6 graus de magnitude atingiu nesta quinta-feira, 30, El Salvador, porém até o momento não há relatos de vítimas ou danos materiais. As autoridades locais emitiram um alerta de tsunami para a costa do Pacífico após o tremor, mas já descartaram qualquer ameaça.
O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) calculou em 6,6 graus a magnitude do tremor, que aconteceu quase 40 km ao sul da capital San Salvador. Já o ministério do Meio Ambiente (Marn) salvadorenho calculou a força do terremoto em 6,8 graus.
O tremor aconteceu às 3h03 locais (6h03 de Brasília) e seu epicentro, com uma profundidade de 48 km, foi situado 66 km ao sul da praia Mizata na costa do Pacífico, de acordo com um boletim do Marn.
O governo havia emitido um alerta de possível terremoto, mas por volta das 8h da manhã o Marn informou que “a maior ameaça” já havia passado e que “não há variações no nível do mar” após o terremoto.
No entanto, o órgão recomendou prestar atenção nas próximas 24 horas a “prováveis aumentos na velocidade das correntes marinhas”.
Até o momento as autoridades não informaram sobre vítimas ou danos materiais, mas a situação ainda está sendo avaliada, afirmou o diretor da Defesa Civil, Jorge Meléndez.
O Corpo de Bombeiros e a polícia anunciaram uma operação de rastreamento em todo o território para constatar eventuais danos.
O presidente eleito do país, Nayib Bukele, escreveu no Twitter que o terremoto foi sentido “em 100% do território nacional”.
O ministério da Educação anunciou a suspensão das aulas nas escolas localizadas na zona costeira como medida preventiva. A Defesa Civil indicou nas redes sociais que zonas do departamento de San Salvador e Usulután (leste) estão sem energia elétrica e que a principal estrada que conecta o centro com o oeste do país foi fechada por riscos de desmoronamento.
O tremor, segundo as autoridades salvadorenhas, também foi sentido na Guatemala, Honduras, Nicarágua e até na Costa Rica.
Em El Salvador, a maioria dos tremores têm origem em águas do Oceano Pacífico e a maior profundidade, por isso em algumas ocasiões são imperceptíveis para a população. No entanto, os que se originam próximos à superfície são mais danosos, gerando mais preocupação entre os moradores.
(Com AFP e EFE)