Temperaturas chegam a quase 50ºC nos EUA e Canadá
Canadenses enfrentaram o dia mais quente da história nesta segunda-feira (28)
A Costa Oeste dos Estados Unidos e do Canadá registrou temperaturas acima dos 45º celsius nesta segunda-feira (28), como resultado de uma onda de calor sem precedentes.
Centros de testes para a Covid-19 e escolas tiveram de fechar as portas para evitar expor os moradores a níveis extremos de temperatura.
Na cidade canadense de Lytton, na Colúmbia Britânica, os termômetros cravaram 46.6º celsius. Trata-se da mais elevada temperatura já registrada no país, segundo a agência meteorológica do Canadá.
Nos Estados Unidos, os estados de Washington, Oregon, Idaho, Wyoming e Califórnia estão sob alerta de calor excessivo. Segundo o Serviço Meteorológico Nacional, as condições continuarão insalubres até o fim desta semana.
“Este será provavelmente a mais extrema e prolongada onda de calor da história da Costa Oeste”, diz trecho do comunicado emitido nesta segunda.
Para piorar, boa parte do Noroeste americano está acostumado a temperaturas amenas, tornando incomum o uso de ar-condicionado entre residentes da região.
As autoridades locais emitiram alertas especiais direcionados aos idosos, parcela da população especialmente vulnerável ao calor extremo.