Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Talibã diz ter conquistado última província rebelde no Afeganistão

A resistência em Panjshir nega a informação e garante que os combates seguem na região

Por Da Redação
6 set 2021, 08h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Talibã anunciou nesta segunda-feira, 6, a tomada da província de Panjshir, no norte do Afeganistão, a única das 34 do país que não estava nas mãos do grupo. A resistência na região negou a informação.

    “A última fortaleza do inimigo mercenário, a província de Panjshir, foi completamente conquistada”, afirmou, em comunicado, o principal porta-voz dos fundamentalistas, Zabihullah Mujahid, após dias de combate. “Alguns dos rebeldes da província foram derrotados, e o restante fugiu”, completou o representante dos talibãs.

    A informação, no entanto, foi negada quase imediatamente pela Frente Nacional de Resistência, grupo opositor que luta contra os integrantes da organização em Panjshir, que garante não ter sido derrotado e que os combates seguem na região.

    Esta é a única das 34 províncias do Afeganistão que não estava sob o controle, ao menos até ontem, dos talibãs, depois de ofensiva que culminou com a chegada até Cabul, em 15 de agosto. O representante do grupo ainda afirmou que, com a vitória em Panjshir, o país deixa o período de guerra e agora busca partir para um período de “liberdade, independência e prosperidade”.

    Outro porta-voz dos talibãs, Bilal Karimi, afirmou que os combatentes do grupo estão deixando a província, enquanto o “inimigo se esconde nas montanhas” da província, em referência aos integrantes remanescentes do efetivo da resistência. “Um grande número das forças inimigas e combatentes morreram em Pansjhir e alguns deles fugiram para se esconder nas montanhas. Não sabemos, contudo, quem dos comandantes ou líderes deles morreram e quem fugiu”, disse a fonte.

    Continua após a publicidade

    A resistência na província era dirigida pelo ex-presidente afegão, Amrullah Saleh, que havia se autoproclamado o novo chefe de governo do país, com a fuga de Ashraf Ghani, ocorrida após a tomada de Cabul. Além disso, estavam no comando das forças Ahmad Massoud, filho do antigo comandante do Exército do Afeganistão, Ahmad Shah Massoud, o “Leão de Pansjhir”, que ganhou notoriedade ao enfrentar soviéticos e talibãs na região.

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.