Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Sobe para 300 o número de mortos em ataque terrorista na Somália

Um caminhão-bomba explodiu ao lado de outro veículo que transportava combustível, criando uma enorme coluna de fogo

Por Da redação
Atualizado em 16 out 2017, 17h29 - Publicado em 16 out 2017, 15h00

Subiu para mais de 300 o número de mortos no ataque com caminhão-bomba em Mogadício, na Somália, no último sábado, segundo o ministro da informação do país, Abdirahman Osman. Entre as vítimas estão quinze crianças. Outras 400 pessoas ficaram feridas, muitas com gravidade, e setenta ainda estão desaparecidas.

O governo responsabiliza o grupo extremista Al Shabab, que ainda não se pronunciou. Em publicação no Twitter, Osman classificou o ataque como cruel e disse que países como Turquia e Quênia ofereceram ajuda médica.

O atentado teve como alvo uma avenida muito movimentada do distrito de Hodan, um bairro comercial da capital que abriga muitas empresas e hotéis. O caminhão-bomba explodiu ao lado de um caminhão-tanque que transportava combustível, criando uma enorme coluna de fogo.

Os edifícios e veículos próximos ao local da explosão ficaram muito danificados. O ataque deixou vários corpos carbonizados ou mutilados. O presidente da Somália, Mohamed Abdullahi Mohamed, declarou três dias de luto e pediu que a população doe sangue aos hospitais.

Washington condenou o atentado. “Ataques covardes como este revigoram o compromisso dos Estados Unidos em ajudar nossos parceiros africanos no combate ao terrorismo”, diz comunicado. O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Antonio Guterres, pediu “união diante do terrorismo”.

Continua após a publicidade

A explosão ocorreu dois dias após um encontro entre o chefe do Comando dos Estados Unidos na África e o presidente da Somália, e também dois dias depois de o ministro da Defesa e do chefe do exército do país renunciarem por motivos não revelados.

Neste ano, militares americanos intensificaram seus ataques com drone e outros esforços contra o Al Shabab no país. Até agora, o atentado mais violento da história da Somália havia acontecido em outubro de 2011, quando a explosão de um caminhão-bomba em um complexo ministerial da capital deixou pelo menos 82 mortos e 120 feridos.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.