O Ministério de Relações Exteriores informou neste sábado, 21, que o oitavo voo de repatriação de brasileiros que estão em Israel partirá do Brasil no fim da manhã. Em princípio, a aeronave, um KC-30, será o último no organograma do governo federal, batizado de Operação Voltando em Paz. “Tendo em conta as condições locais atuais e a operação regular do aeroporto de Ben Gurion, não se preveem voos adicionais para brasileiros em Israel”, disse o Itamaraty em nota.
Independentemente dos voos de repatriação, a orientação do governo brasileiro é que as pessoas que possuam passagens aéreas ou tenham condições de comprá-las o façam rapidamente e embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, que segue operando.
O sétimo voo da Força Aérea Brasileira enviado a Israel para repatriar brasileiros chegou por volta das 11 horas da manhã no Rio de Janeiro trazendo 69 passageiros e nove animais de estimação a bordo. Além dos brasileiros, a aeronave também transporta três bolivianas (uma mãe e duas filhas) em resposta a um pedido de ajuda da Bolívia para resgatar seus cidadãos da zona de guerra.
“Não há, atualmente, outros estrangeiros interessados em deslocamento ao Brasil. As cidadãs bolivianas foram incluídas no voo após constatado o não comparecimento de passageiros brasileiros”, informou o Itamaraty em comunicado.
O Governo Federal, por meio da Força Aérea Brasileira, realiza mais uma etapa da Operação Voltando em Paz.
Hoje (21/10), o KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB 2854) decolou de Recife/PE, às 08h09, com destino ao Rio de Janeiro (Base Aérea do… pic.twitter.com/36oUGPtErQ
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) October 21, 2023
No total, a operação do governo federal já repatriou 1.204 brasileiros que estavam em Israel. Em Gaza, cerca de 30 brasileiros e familiares diretos aguardam repatriação nas proximidades da fronteira com o Egito. Segundo um comunicado do governo federal, veículos contratados pelo Ministério de Relações Exteriores estão no local aguardando a abertura da passagem de Rafah. A aeronave utilizada pela Presidência da República segue no Cairo, onde aguarda autorização para resgatar os brasileiros.