Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Sessão no parlamento da Sérvia termina em briga generalizada

A confusão ocorreu durante debate sobre o orçamento de 2025, que foi interrompido devido a troca de acusações sobre tragédia que matou 15 pessoas

Por Da Redação Atualizado em 25 nov 2024, 15h18 - Publicado em 25 nov 2024, 15h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma sessão no parlamento da Sérvia virou palco de confusão nesta segunda-feira, 25, quando legisladores da oposição acusaram o governo de negligência em relação ao desabamento do teto da estação ferroviária de Novi Sad, que deixou 15 mortos no início do mês. A tragédia gerou protestos populares e reacendeu críticas à gestão do presidente do país, Aleksandar Vucic, acusado de corrupção e nepotismo.

    Durante o debate, inicialmente programado para discutir o orçamento de 2025, Radomir Lazovic, do partido de oposição Frente Verde-Esquerda, exibiu uma faixa com a imagem de uma palma ensanguentada e a frase “vocês têm sangue nas mãos”. O ministro da Saúde, Zatibor Loncar, confrontou Lazovic, gerando uma briga generalizada em frente ao púlpito. Imagens da confusão que circulam nas redes mostraram deputados trocando empurrões, gritos e até socos enquanto opositores chamavam os governistas de “assassinos”.

    O desabamento

    A tragédia em Novi Sad, ocorrida em uma estação recentemente reinaugurada, gerou grande comoção e pressão política. Doze pessoas, incluindo um ex-ministro, foram presas por supostas irregularidades na reforma. A oposição acusa o governo de ter sido lento na resposta ao desabamento do edifício e critica a falta de responsabilização das principais lideranças.

    O primeiro-ministro da Sérvia, Milos Vucevic, que na época da obra era prefeito de Novi Sad, é um dos principais alvos dos pedidos de renúncia.

    Além das prisões, o governo enfrenta crescentes manifestações populares, muitas reprimidas pela polícia. Enquanto isso, a oposição apresentou uma moção de desconfiança no parlamento e exigiu um debate urgente sobre o desastre. No entanto, a presidente do legislativo, Ana Brnabic, negou a inclusão do tema na pauta desta segunda-feira.

    A crise política ocorre em um momento delicado para a Sérvia, que busca avançar em seu processo de adesão à União Europeia, mas mantém uma postura divergente em relação à política do bloco contra a Rússia. Desde o início da guerra na Ucrânia, o país ficou em cima do muro e não condenou a invasão com a mesma veemência dos vizinhos europeus.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.