Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Sem a Polônia, UE aprova compromisso para neutralizar carbono até 2050

Negociações para a aprovação do compromisso demoraram quase 9 horas

Por EFE 13 dez 2019, 01h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Bandeira da União Europeia
    As novas sanções, que tem como alvo entidades do Irã ligadas ao fornecimento de drones, entrarão em vigor nesta quinta-feira, 20. (sharrocks/Getty Images)

    Com exceção da Polônia, os líderes da União Europeia (UE) aprovaram nesta quinta-feira o compromisso de neutralizar as emissões de carbono do bloco até 2050.

    “Acordo para a neutralidade climática em 2050. O Conselho Europeu consegue um acordo neste importante objetivo”, escreveu no Twitter o presidente do órgão, Charles Michel, sem citar a discordância dos poloneses.

    Minutos depois da publicação da mensagem na rede social, Michel fez uma declaração aos jornalistas que acompanhavam a reunião e, sem responder perguntas, anunciou que a Polônia não fazia parte do acordo.

    A ausência sugere que o pacto não é legalmente vinculante, ou seja, trata-se apenas de um compromisso assumido pelos integrantes do bloco, que pode ou não ser cumprido até a data prevista.

    As negociações para a aprovação do compromisso demoraram quase 9 horas. O principal entrave era a Polônia, que acabou de fora do acordo, como reconheceu o presidente do Conselho Europeu na declaração após a conclusão da reunião.

    Continua após a publicidade

    “Para um país-membro é necessário mais tempo antes da implementação deste objetivo e poderemos voltar ao tema deste país em junho de 2020”, disse o ex-primeiro-ministro da Bélgica, sem citar diretamente o governo da Polônia.

    O objetivo de Michel e da nova presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, era firmar o compromisso por unanimidade.

    Em junho deste ano, a própria Polônia, com apoio de Hungria, República Tcheca e Estônia, já havia bloqueado a tentativa do bloco europeu de neutralizar as emissões de carbono até 2050.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.