Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Secretário-geral da ONU diz que esperava acordo ‘mais ambicioso’ na COP29

António Guterres afirmou, porém, que pacto climático oferece uma 'base' para futuros avanços

Por Da Redação 24 nov 2024, 10h51

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, comentou neste domingo, 24, o acordo de financiamento climático alcançando durante a COP29, conferência do clima realizada no Azerbaijão. Os países concordaram em uma meta anual de 300 bilhões de dólares para ajudar nações mais pobres a enfrentar os impactos das mudanças climáticas.

Este novo compromisso substitui a meta anterior de 100 bilhões de dólares anuais, que deveria ter sido cumprida até 2020, mas foi alcançada apenas em 2022 e expira em 2025. A decisão foi considerada um avanço, embora tenha gerado críticas de países em desenvolvimento, que a consideraram insuficiente.

“Eu esperava um resultado mais ambicioso – tanto em financiamento quanto em mitigação (do aumento de temperatura) – para enfrentar o grande desafio que temos pela frente. Mas este acordo fornece uma base sobre a qual podemos construir”, destaca o comunicado do secretário-geral da ONU.

Apesar das ressalvas, Guterres elogiou os países pelas negociações em busca de um consenso na COP29. “Esta foi uma negociação complexa em um cenário geopolítico incerto e dividido. Parabenizo todos que trabalharam arduamente para construir consenso. Vocês mostraram que o multilateralismo – centrado no Acordo de Paris – pode encontrar um caminho para as questões mais difíceis.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.