Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Secretário de Estado americano visitará o Brasil no final da semana

A visita de Mike Pompeo tem como seu principal objetivo discutir a situação na Venezuela; chanceler tem encontro marcado com Ernesto Araújo

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 set 2020, 16h15 - Publicado em 15 set 2020, 16h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, está com viagem marcada ao Brasil para o final desta semana. O chanceler dos Estados Unidos desembarcará em Boa Vista na sexta-feira, 18, e passará o dia em visita às instalações de acolhida de refugiados venezuelanos na cidade.

    Pompeo tem ainda uma reunião marcada com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. O secretário de Estado pegará um voo no mesmo dia, com destino a outras nações na América do Sul.

    A visita do representante de Donald Trump tem como principal objetivo discutir a situação na Venezuela. Pompeo deverá conversar com imigrantes venezuelanos que deixaram o país em busca de uma vida melhor.

    A viagem de Pompeo pela América do Sul, onde passará de quinta-feira, 17 a domingo, 20, “destacará o compromisso dos Estados Unidos em defender a democracia e combater a Covid-19 ao mesmo tempo em que revitaliza nossas economias após a pandemia e fortalece a segurança diante das ameaças regionais”, disse em comunicado Morgan Ortagus, a porta-voz do Departamento de Estado. 

    Continua após a publicidade

    Pompeo também discutirá a situação na Venezuela com o presidente colombiano Iván Duque, com quem se reunirá em Bogotá para discutir a “parceria sólida” entre os dois países.

    Na segunda-feira, o governo americano pediu à oposição venezuelana que se posicione contra Maduro. A avaliação é que há divergências entre os adversários do chavista sobre como proceder neste momento, mas todos têm como foco conseguir eleições presidenciais livres e justas.

    Os Estados Unidos, o Brasil e outros 50 países não reconhecem o governo do chavista e consideram o opositor Juan Guaidó o presidente interino do país.

    A oposição, porém, tem programado um boicote contra a votação parlamentar marcada para dezembro. Alguns grupos dissidentes ainda negociam com o governo sua participação.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.