Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Saiba como estão os furacões Irma, José e Katia agora

O Irma foi rebaixado para uma depressão tropical nesta segunda-feira, enquanto o José ainda permanece classificado como um furacão de categoria 1

Por Da redação
12 set 2017, 22h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O furacão Irma foi rebaixado para uma depressão tropical nesta segunda-feira, depois de deixar 43 mortos no Caribe e dezessete nos Estados Unidos, doze deles somente no Estado da Flórida.

    Na semana passada, além do Irma, outras duas fortes tempestades ameaçavam a região norte do Oceano AtlânticoKatia e José. A primeira foi elevada para um furacão de categoria 1 na última quarta-feira, mas depois de tocar terra em Tecolutla, na costa leste do México, foi rebaixada novamente para uma tempestade tropical no sábado.

    O Katia deixou duas mortes no país, causadas por desabamentos de terra no Estado de Veracruz. O furacão se dissipou no sábado e o que restou da tempestade se deslocou para o Oceano Pacífico. Ainda assim, provocou fortes chuvas e ventos na região leste do país, que levaram a inundações e desmoronamentos de terra.

    Já o furacão José ainda ameaça tocar terra nos próximos dias. Localizado a aproximadamente 1.100 quilômetros a leste da Flórida, se move lentamente na direção leste com uma velocidade de 11km/h. No último boletim divulgado, o Centro Nacional de Furacões (NHC) americano indicou que o José apresenta ventos máximos sustentados de 120 km/h e o classificou como um furacão de categoria 1.

    Continua após a publicidade

    As previsões são de que o furacão se fortalecerá após sofrer uma grande mudança de direção na sexta-feira. Há temores de que o José possa se dirigir para as Bahamas ou para a costa leste dos Estados Unidos no final de semana, porém as apostas dos meteorologistas são de que a tempestade permanecerá no oceano até se dissipar.

    Furacão Jose – 11/09/2017
    Furacão Jose – 11/09/2017 (NASA Goddard MODIS Rapid Response Team/)

    Irma

    O centro do olho do furacão Irma tocou terra na primeira hora do último domingo no arquipélago de Flórida Keys, com ventos de 215 km/h, segundo dados do NHC. Estima-se que por volta de 25% das casas da ilha tenham sido destruídas, enquanto outras 65% sofreram danos.

    Continua após a publicidade

    Várias outras cidades na Flórida ficaram parcialmente inundadas, como Miami Beach e Jacksonville. Por volta de 94.000 pessoas permanecem em abrigos no Estado, de acordo com as autoridades locais.

    Após passar para o estado da Geórgia já como tempestade tropical, Irma é agora uma depressão tropical e se situa sobre o Alabama. Quase 6,9 milhões de casas ficaram sem energia nos Estados da Flórida, Geórgia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Alabama durante a passagem do Irma.

    No Caribe, o furacão causou os maiores danos. Com ventos de cerca de 290 km/h, a tempestade assolou várias ilhas pequenas, incluindo BarbudaSão Martinho e as Ilhas Virgens Britânicas, arrancando árvores, derrubando casas e provocando danos generalizados. Em Porto Rico, quase 70% da população ficou sem energia.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.