Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Rússia diz serem ´inaceitáveis´ condições impostas pelos EUA ao Irã

Moscou continuará com a cooperar com Teerã; EUA optaram pela política do ultimato e da ameaça, diz porta-voz do Kremlin

Por Da Redação
23 Maio 2018, 11h43

As condições impostas pelos Estados Unidos ao Irã para negociar um novo acordo nuclear e suspender as novas sanções econômicas são “absolutamente inaceitáveis para Teerã”, advertiu nesta quarta-feira (23) a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

“A campanha contra o Irã está crescendo nos Estados Unidos, na medida que Washington optou pela política de ultimatos e de ameaças contra o Irã”, disse Zakharova em entrevista coletiva, segundo a agência russa Tass. “Isso não está em linha com o espírito do acordo (assinado por seis potências e Teerã em 2015) sobre o programa nuclear do Irã e vai além das relações normais entre dois países”, completou.

A Rússia, acrescentou Zakharova, considera “ilegítimas” as últimas sanções adotadas pelo governo de Donald Trump contra Teerã e “tem a intenção de seguir no caminho da cooperação multilateral” com esse país.

Continua após a publicidade

“Nós nunca apoiaremos a política unilateral de sanções e nunca faremos isso, já que as consideramos ilegais. Estamos determinados a avançar na nossa ampla cooperação com o Irã”, afirmou ela.

Os Estados Unidos se retiraram unilateralmente do acordo de 2015, no dia 8 de maio, acusando Teerã de ter continuado seu programa nuclear militar e de apoiar atividades terroristas no Oriente Médio. Desde então, têm imposto sanções, sobretudo às áreas financeira e petroleira iranianas.

O futuro do acordo será discutido no próximo dia 25, em Viena, pelos demais signatários – Rússia, França, Reino Unido, China e Alemanha. Segundo Zakharova, os Estados Unidos não estarão presentes nesse primeiro encontro.

Continua após a publicidade

No último dia 21, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, anunciou 12 condições para um novo acordo com o Irã, que envolvem o desmantelamento total dos programas nuclear e de mísseis balísticos e o fim da ingerência iraniana em conflitos no Oriente Médio, sobretudo na Síria, no Iraque e no Iêmen.

Os EUA também exigem o fim do programa de desenvolvimento de mísseis balísticos, a libertação dos americanos detidos no Irã e o fim do apoio ao grupo libanês Hezbollah, ao palestino Hamas e Jihad Islâmica, às “milícias xiitas” no Iraque e aos houthis no Iêmen.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.