Rússia: armas ofensivas da Otan levam a ‘escalada imprevisível’ na Ucrânia
O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, acusou a aliança militar ocidental de entrar diretamente na guerra após envio de tanques
O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse nesta terça-feira, 7, que o fornecimento de armas ocidentais à Ucrânia efetivamente arrastou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para o conflito, alertando que isso poderia levar a uma escalada “imprevisível”.
+ Guerra na Ucrânia: a hora e a vez dos blindados
“Os Estados Unidos e seus aliados estão tentando prolongar o conflito o máximo possível”, disse Shoigu, em teleconferência com oficiais do exército.
“Para fazer isso, eles começaram a fornecer armas ofensivas pesadas, incitando abertamente a Ucrânia a tomar nossos territórios. Na verdade, essas medidas estão arrastando os países da Otan para o conflito e podem levar a um nível imprevisível de escalada”, completou.
+ As cidades ucranianas que estão na mira de Moscou
“Nossos territórios”, no caso, parece uma referência a quatro regiões no leste e sul da Ucrânia – Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson – que a Rússia afirma ter anexado, após realizar referendos com a população em setembro passado. As consultas foram condenadas por Kiev e a comunidade internacional como ilegítimas.
Grande parte do território nas regiões reivindicadas pela Rússia permanece nas mãos dos ucranianos.
Moscou acusou repetidamente o Ocidente e a aliança militar de desempenhar um papel direto no conflito da Ucrânia ao fornecer armas a Kiev, e alertou que os artefatos bélicos enviados ao campo de batalha são “alvos legítimos” para suas forças armadas.
+ O palhaço de Putin: chefe de mercenários cumpre um papel na guerra
Uma escalada no conflito preocupa a muitos. Do outro lado do mundo, em Nova York, chefe das Nações Unidas, António Guterres, alertou que o mundo está caminhando para uma “guerra mais ampla”.
“As perspectivas de paz continuam diminuindo. As chances de mais escalada e derramamento de sangue continuam crescendo”, disse ele em discurso à Assembleia Geral das Nações Unidas.
“Temo que o mundo esteja caminhando não como um sonâmbulo para uma guerra mais ampla, mas fazendo isso com os olhos bem abertos”, completou.
Psol aciona Nikolas na PGR após bolsonarista sugerir sequestro de Lula
Captura de Maduro: ministro da Defesa da Venezuela afirma que EUA mataram seguranças
Maduro buscou rota de fuga no Leste Europeu; Rússia e China recalculam apoio após ação dos EUA
Trump afirma que vice de Maduro coopera, mas número dois do chavismo exige libertação do presidente
A reação do filho de Nicolás Maduro à prisão dos pais







