Um vídeo divulgado pelo jornal Tehran Times mostra equipes de resgate tentando chegar até o local onde caiu o helicóptero que levava o presidente do Irã, Ebrahim Rais,i que caiu na tarde deste domingo, 19. Pelas imagens, é possível ver que o local é de difícil acesso e que o mau tempo, com muita neblina, prejudica as buscas.
Veja o vídeo:
#BREAKING
First search and rescue operation. pic.twitter.com/TS8Q209EMo— Tehran Times (@TehranTimes79) May 19, 2024
Raisi sobrevoava a província iraniana do Azerbaijão Oriental, onde há muitas montanhas. A TV estatal do país disse que o acidente aconteceu perto de Jolfa, uma cidade na fronteira com o Azerbaijão, cerca de 600 quilômetros ao noroeste da capital, Teerã.
Junto com Raisi estavam o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, o governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental e outras autoridades, informou a agência de notícias estatal IRNA.
Leia também: Presidente do Irã, um fanático que condenou milhares à morte
Pela manhã, Raisi havia se encontrado com Ilham Aliyev, o presidente do Azerbaijão. No X, Aliyev disse que ficou “profundamente perturbado” ao saber da queda “depois de se despedir amigavelmente” do presidente iraniano.
O mandatário deixou o país em um comboio de três helicópteros. As duas outras aeronaves chegaram a seu destino final.
A causa do acidente segue sem ser esclarecida.