O Palácio de Buckingham anunciou nesta segunda-feira, 5, que o rei Charles III, de 75 anos, está com câncer. O diagnóstico foi feito recentemente enquanto o monarca britânico fazia um tratamento em uma clínica em Londres para uma problema na próstata.
“Durante o recente procedimento hospitalar do rei para aumento benigno da próstata, uma questão separada de preocupação foi observada. Testes de diagnóstico subsequentes identificaram uma forma de câncer”, disse o Palácio em comunicado, sem comunicar qual o tipo de câncer. “Sua majestade iniciou hoje um cronograma de tratamentos regulares, durante o qual foi aconselhado pelos médicos a adiar as tarefas de atendimento ao público”.
No documento, o palácio diz ainda que Charles escolheu compartilhar o diagnóstico para “prevenir especulações e na esperança de que possa ajudar o entendimento público para todos aqueles do mundo que são afetados pelo câncer”.
Em janeiro, o monarca ficou três dias internado por um “procedimento de correção” na próstata – o que Buckingham definiu como uma condição comum para homens nessa faixa etária, não apresentando graves riscos para a saúde de imediato.
Charles tornou pública sua condição de saúde como forma de incentivar que outros homens examinem suas próstatas. Após a divulgação, o site do NHS, espécie de SUS britânico, viu um aumento nas pesquisas sobre próstatas aumentadas, uma preocupação bem recebida por médicos e instituições de caridade.
Um comunicado do Palácio de Buckingham disse que o rei estava “encantado ao saber que o seu diagnóstico teve um impacto positivo na sensibilização para a saúde pública”, além de agradecer aos súditos que enviaram “boa sorte”.
Charles herdou o trono em setembro de 2022, após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, e foi coroado em maio do ano passado na abadia de Westminster.