Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quem é o brasileiro acusado de tentar atirar contra Cristina Kirchner

Segundo autoridades locais, Fernando Andrés Sabag Montiel, de 35 anos, nasceu no Brasil e tem família em São Paulo

Por Da Redação Atualizado em 2 set 2022, 10h49 - Publicado em 1 set 2022, 23h34

O brasileiro Fernando Andrés Sabag Montiel, de 35 anos, foi preso na noite desta quinta-feira, 1, após ter apontado uma arma e supostamente tentado atirar contra a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

Segundo autoridades locais, Montiel nasceu no Brasil e tem família em São Paulo, mas mora há anos na Argentina. De acordo com registros comerciais consultados pelo jornal argentino Clarín, Montiel está inscrito como dedicado ao “serviço de transporte automotor urbano”, categoria que corresponde a motoristas de aplicativo.

Logo após a tentativa de ataque, o ministro da Segurança, Aníbal Fernández, afirmou que o brasileiro já havia sido detido no ano passado portando uma faca no bairro de La Paternal, onde mora.

+ Brasileiro é detido após apontar arma contra Cristina Kirchner; veja vídeo

Na ocasião, em 17 de março do ano passado, ele foi aborado pela polícia por estar estacionado em um carro sem a placa traseira. Ele disse aos agentes que era o proprietário do veículo, mas que a placa caiu durante uma batida no trânsito poucos dias antes.

Quando ele abriu a porta do motorista, caiu uma faca com cerca de 35 centímetros, que ele disse levar para se defender. Ele foi liberado pela polícia pouco depois.

Continua após a publicidade

Poucos dias antes do episódio com a faca de 2021, Fernando Andrés tentou ficar com um carro da sua mãe, a argentina Viviana Beatriz Sabag, que morreu vítima de síndrome respiratória em 2017.

Fernando afirmou à Justiça ser o único herdeiro da mãe. Ele apresentou uma certidão de nascimento expedida no estado de São Paulo para tentar provar sua reivindicação.

O documento exibido pelo canal argentino Todo Noticias traz mais informações sobre a naturalidade do homem. Ele nasceu no dia 13 de janeiro de 1987, filho do chileno Fernando Ernesto Montiel Araya com a argentina Viviana Beatriz Sabag.

Montiel pai foi alvo de um inquérito para expulsão do Brasil em 2020. O processo aconteceu em virtude da “existência de sentença penal condenatória proferida pela Justiça Publica em seu desfavor”, segundo a Polícia Federal do Brasil.

Ataque contra Cristina Kirchner

Na noite desta quinta-feira, Montiel teria tentado disparar uma pistola contra a vice-presidente, mas a arma teria falhado.

Continua após a publicidade

+ ‘Vítima de um fascista’, diz Lula sobre tentativa de ataque a Kirchner

Em imagens veiculadas pela mídia local é possível ver a ex-presidente deixando o carro ao chegar em casa, no bairro da Recoleta, e logo abaixando a cabeça quando alguém com que parece ser uma pistola se aproxima dela. Em seguida, agentes encurralam o homem.

À C5N, o ministro da Segurança indicou que a arma está em posse da polícia.

“Agora a situação tem que ser analisada por nossa equipe de investigação para avaliar os traços e a capacidade e disposição que essa pessoa tinha”, disse.

Continua após a publicidade

Há dias a residência de Cristina Kirchner se tornou um ponto de manifestações a favor e contra a vice-presidente, depois que o procurador Diego Luciani pediu a prisão da política durante o julgamento iniciado em 2019, e que agora entrou em sua fase final. Luciani afirmou se tratar do “maior esquema de corrupção já conhecido no país” e solicitou uma pena de 12 anos de prisão para Kirchner.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.