Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Putin felicita a Mursi e quer relação ‘construtiva’ com Egito

O presidente russo Valdimir Putin felicitou o presidente eleito egípcio Mohamed Mursi nesta segunda-feira e disse querer estabelecer uma “cooperação construtiva” com o Egito, conforme anunciou o Kremlin em um comunicado.

“O chefe de Estado manifestou a esperança de uma cooperação construtiva com os novos dirigentes do Egito com a finalidade de desenvolver as relações russo-egípcias e garantir a paz no Meio-Oriente”, disse o Kremlin.

Mursi, candidato dos islamitas Irmandade Muçulmana, derrotou com 51,73% dos votos a Ahmed Shafiq, o último primeiro-ministro de Hosni Mubarak, e se converteu no domingo no primeiro presidente eleito democraticamente desde a queda de Mubarak, obrigado a renunciar em fevereiro de 2011 após uma revolta popular.

A eleição de Mursi já foi felicitada pelos ocidentais, incluindo Washington, que convocou o Egito a manter-se como um “pilar da paz na região”:

Rússia observou com bastante distância desde o ano passado as revoluções árabes, incluindo a que provocou a queda do regime egípcio, denunciando “interferências” ocidentais como continua fazendo na crise síria.