Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Putin faz visita à Síria em meio a tensão crescente no Oriente Médio

Em primeira visita ao país desde 2017, o presidente russo se encontra com Assad durante clima belicoso entre Estados Unidos e Irã

Por Da Redação
7 jan 2020, 19h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez nesta terça-feira, 7, uma visita surpresa à capital síria, Damasco, onde se reuniu com o presidente do país, Bashar Assad, em meio à escada de tensão no Oriente Médio desde a morte do general iraniano Qasem Soleimani.

    O assassinato de Soleiman, comandante das forças de elite da Guarda Revolucionária do Irã, pelos americanos no último dia 2 coloca a Rússia, a Síria e o Iraque como adversários diretos dos interesses dos Estados Unidos na região. Moscou chamou a operação de assassinato contra o general iraniano de “perigosa” e “aventureira”, alertando para o aumento da tensão na região.

    O encontro foi realizado na sede das operações militares russas no país. Putin e Assad acompanharam um desfile de tropas da Rússia que estão alocadas no território desde 2015. Além isso, o presidente russo aproveitou para desejar Feliz Ano Novo para os militares compatriotas.

    O chefe de governo da Síria agradeceu os “sacrifícios feitos” pelas tropas russas que atuaram no combate ao Estado Islâmico e a outros grupos extremistas  desde 2015. Os detalhes da conversa, a primeira em mais de dois anos, não foram revelados.

    As relações entre Moscou e Damasco se fortaleceram durante os anos de conflito no país governado por Assad. A Rússia vê o regime sírio como um aliado no Oriente Médio e tenta exercer sua influência, ao mesmo tempo que oferece apoio contra as forças rebeldes que ainda tentam depor Assad. Putin também foi peça central no cessar-fogo entre curdos, sírios e turcos em novembro.

    Continua após a publicidade

    Após a retirada de tropas americanas da região, a Turquia iniciou uma operação militar no norte da Síria para estabelecer uma faixa territorial e reassentar refugiados. Durante semanas, os curdos que ali habitavam lutaram contra a força invasora. No dia 22 de outubro uma reunião entre Putin e Recep Erdogan, presidente da Turquia, resultou um cessar-fogo e o estabelecimento de patrulhas conjuntas entre russos e turcos na região da fronteira.

    Putin não para em Damasco. Ainda está previso que visite Recep Erdogan, presidente da Turquia – outro país com poder de interferência em potencial conflito Irã-Estados Unidos. Ele participará da inauguração de um gasoduto que levará combustível da Rússia para o Mar Negro através do território turco.

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.