Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Príncipe William visita fronteira polonesa em apoio à Ucrânia

Esta é a primeira viagem oficial do herdeiro do trono britânico desde 2017, que contou com a participação da sua esposa, Kate Middleton

Por Da Redação
22 mar 2023, 16h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O príncipe William, da Inglaterra, fez uma rara visita não anunciada à Polônia, nesta quarta-feira, 22. É a primeira viagem oficial do membro da realeza britânica desde 2017, que contou com a participação da sua esposa, Kate Middleton, e teve como objetivo demonstrar apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia.

    O príncipe de Gales reuniu-se com as Forças Armadas britânicas na fronteira entre Ucrânia e Polônia, para receber informações sobreo apoio aos soldados ucranianos. William também visitou, pela primeira vez, a base da Força de Defesa Territorial da 3ª Brigada em Rzeszów, na companhia do ministro da Defesa polonês, Mariusz Blaszczak.

    “Estou aqui porque quero agradecer pessoalmente aos soldados poloneses e britânicos que trabalham em estreita e crucial parceria. Também quero prestar homenagem à inspiradora humanidade do povo polonês. Vocês abriram tanto seus corações quanto suas casas”, disse o herdeiro do trono britânico, referindo-se ao acolhimento de refugiados ucranianos.

    Segundo as Nações Unidas, mais de 8 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia desde a invasão russa, em fevereiro do ano passado. A maioria (mais de 1,5 milhão) se encontra em território polonês.

    + Contrariando Rússia, Polônia é primeiro país da Otan a mandar caças a Kiev

    Em seguida, o príncipe viajou para Varsóvia para conhecer os centros de acomodação oferecidos aos refugiados. Autoridades locais transformaram um prédio comercial em um abrigo, que acolhe cerca de 300 mulheres e crianças recém-chegadas.

    Continua após a publicidade

    Segundo William, sua viagem à capital da Polônia tem como objetivo “ver em primeira mão a resposta humanitária e quão vital é o apoio que as comunidades da Polônia estão fornecendo aos ucranianos que fogem da guerra”.

    A excursão pelo território polonês incluiu ainda a tradicional cerimônia para colocar flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, que homenageia soldados mortos e não identificados em guerras. Em 1996, a rainha Elizabeth II e o príncipe Philip visitaram o local.

    + Kiev precisa estar no ‘melhor lugar possível’ para negociações, diz Sunak

    Continua após a publicidade

    A viagem curta contou também com uma visita ao Palácio Presidencial, para uma reunião com o presidente polonês, Andrzej Duda, e ao refeitório Hala Koszyki, onde o príncipe e a princesa de Gales se encontrarão com jovens imigrantes vindos da Ucrânia.

    A monarquia britânica tem reforçado o seu apoio a Kiev em diversas ocasiões, classificando o conflito como um “sofrimento desnecessário”. No mês passado, o rei Charles III reuniu-se com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no Palácio de Buckingham. Após o encontro, o monarca acrescentou compromissos com a comunidade ucraniana no diário oficial.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.