Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Primeiro-ministro da Eslováquia tem alta de hospital após ataque a tiros

Diretor médico diz que Robert Fico continuará em casa a recuperação dos ferimentos sofridos em tentativa de assassinato

Por Da Redação
31 Maio 2024, 09h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Robert Fico
    Robert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia. - (Sean Gallup/Getty Images)

    O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, recebeu alta do hospital nesta sexta-feira, 31, após semanas de internação devido aos ferimentos que sofreu durante uma tentativa de assassinato. O líder eslovaco sofreu um ataque a tiros no dia 15 de maio, e desde então passou por uma série de cirurgias.

    Miriam Lapunikova, diretora do hospital na cidade central de Banska Bystrica, disse nesta sexta-feira que Fico foi transferido para sua casa na capital, Bratislava, onde continuaria a se recuperar.

    Ela agradeceu a Fico por ser “um paciente disciplinado”.

    O ataque

    O primeiro-ministro populista sofreu vários ferimentos depois de ter sido baleado no abdômen enquanto cumprimentava apoiadores em um evento no dia 15 de maio, na cidade de Handlova, a cerca de 140 quilômetros de distância de Bratislava.

    Vídeos e fotos que circularam depois na internet mostraram Fico se aproximando de uma pequena multidão de pessoas atrás de um cercadinho de metal, e estendendo o braço para apertar as mãos dos apoiadores. De repente, um homem se adianta, estende o braço e dispara cinco tiros contra o premiê, antes de ser imobilizado e preso.

    Continua após a publicidade

    Fico foi imediatamente levado ao hospital e submetido a uma cirurgia de cinco horas, seguida por outra operação de duas horas, dois dias depois, para remover tecido morto de seus ferimentos à bala.

    Investigações em curso

    O tribunal criminal especializado do país, na cidade de Pezinok, ordenou que o suspeito, já acusado de tentativa de homicídio, permanecesse na prisão. Os promotores pediram que a polícia não identificasse o nome da pessoa nem divulgasse detalhes sobre o caso.

    Funcionários do governo disseram inicialmente acreditar que o ataque tivesse sido cometido por um “lobo solitário”, por motivações políticas. No entanto, afirmaram depois que um “terceiro” pode estar envolvido no caso, “agindo em benefício do perpetrador”.

    O ataque ocorreu enquanto Fico tentava reformular as regras sobre mídias do país, o que, segundo críticos, daria ao governo controle total da televisão e da rádio públicas. Isto, somado com os seus planos de alterar o código penal para eliminar um procurador especializado em combate à corrupção, levou opositores a acusarem-no de estar levando a Eslováquia em uma direção mais autocrática, como a Hungria de Viktor Orbán.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.