Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Presidente mexicano parabeniza Lula após eleição brasileira

'O povo do Brasil demonstrou mais uma vez sua vocação democrática e, em particular, sua inclinação para a igualdade e a justiça', afirmou López Obrador

Por Da Redação
3 out 2022, 16h27

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, o AMLO, parabenizou o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira, 3, depois de ter largado na frente nas eleições da véspera.

“Parabéns, irmão e companheiro Lula. O povo do Brasil demonstrou mais uma vez sua vocação democrática e, em particular, sua inclinação para a igualdade e a justiça”, disse López Obrador, no Twitter.

Apesar da dianteira, Lula não conseguiu votos suficientes para vencer no primeiro turno. O candidato do PT recebeu 48,4% dos votos válidos, enquanto Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, ganhou 43,2%. Ambos vão ao segundo turno para disputar a presidência da República no dia 30 de outubro.

Continua após a publicidade

AMLO é conhecido apoiador do petista. Em julho deste ano, quando foi cobrado pelo líder da esquerda francesa, Jean-Luc Mélenchon, a assumir uma posição de maior liderança no continente, o mexicano comentou que “há líderes muito bons na América Latina, personagens que vejo com muito respeito”, listando o argentino Alberto Fernández, o boliviano Luis Arce e o colombiano Gustavo Petro, até acrescentar “um grande dirigente”, Lula.

“Um homem extraordinário, fraterno, como líder, é admirável”, falou AMLO. “Não devo falar mais porque haverá eleições, mas é uma alternativa, uma bênção para aquele país e aquele povo irmão”.

Caso Lula seja eleito, Obrador deve ser um importante aliado do petista dentro da esquerda latino-americana, mas coleciona algumas polêmicas desde 2018, ano em que assumiu o cargo mais importante do México.

Continua após a publicidade

Um presidente de centro-esquerda que busca atender os interesses dos cidadãos mais pobres do país, principais constituintes de sua base política, AMLO instituiu pagamentos diretos a milhões de mexicanos que vivem abaixo do nível de pobreza. Também foi responsável por aumentar o salário mínimo e promulgar a reforma trabalhista. 

+ Quem é o complicado anfitrião mexicano de Lula

No entanto, o líder mexicano tem feito inclinações aos ricos e poderosos, e apesar da fama de progressista, as crises de AMLO chegaram às pautas feministas. Por mais de uma vez, o presidente mexicano criticou as manifestações das mulheres no país, chegando a chamá-las de “autoritárias e fascistoides. É Hitler, é Franco, é Pinochet”.

Continua após a publicidade

Além disso, foi um mau gestor da Covid-19, raro caso do negacionismo na esquerda no mundo. Obrador minimizou por diversas vezes a gravidade da Covid-19 e chegou a dizer que nada aconteceria com quem tem contato com a doença. Em 2020, quando não existia vacina, o presidente promoveu eventos lotados e saiu às ruas sem máscaras, pedindo beijos e abraços. Apesar disso, se vacinou no ano seguinte.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.