Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Prefeita de Bogotá casa-se com senadora na Colômbia

Claudia López é a primeira mulher eleita para o cargo; Angélica Lozano é ativista de direitos LGBT e faz oposição ao presidente Iván Duque

Por Amanda Péchy Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 14h51 - Publicado em 17 dez 2019, 15h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A prefeita eleita de Bogotá, Claudia López, casou-se na segunda-feira 16 com a senadora Angélica Lozano na Colômbia. As duas militam no partido Aliança Verde, estão juntas abertamente desde 2012 e anunciaram a união no início do mês.

    Ex-senadora, Lopez é a primeira mulher a ocupar, por eleição popular, a principal prefeitura do país. Ela assumirá o cargo em janeiro de 2020, no lugar de Enrique Peñaloza. Lozano é advogada e ativista de direitos LGBTQ+, e foi a primeira legisladora lésbica da história da Colômbia. Ela é conhecida por bater de frente com o atual presidente, o conservador Iván Duque.

    Segundo o jornal colombiano El Tiempo, esta é uma união histórica e um “símbolo de amor e luta pelos direitos dos casais do mesmo sexo”. 

    Embora na Colômbia seja permitido o casamento entre pessoas do mesmo sexo, que também podem adotar filhos e têm proteção constitucional contra discriminação, o país não está livre da homofobia. De acordo com um relatório do ano passado da ONG Colômbia Diversa, houve 109 assassinatos de pessoas LGBT em 2017, e 108 em 2016. 

    “Apesar dos avanços no reconhecimento dos direitos (LGBT), do processo de paz e da redução geral de homicídios no país, a violência contra pessoas LGBT não mostra uma redução semelhante”, afirmou o relatório.

    Continua após a publicidade

    López e Lozano já explicitaram o desejo de formar uma família e, para isso, já consultaram diferentes métodos para serem mães, inclusive adoção.

    Quando ganhou a prefeitura de Bogotá, em outubro, López disse em seu discurso de comemoração que não é possível impedir o avanço das mudança e da igualdade: “Bogotá votou para derrotar o machismo e a homofobia”, afirmou.

    As duas se casaram de branco, e a prefeita eleita escreveu nas redes: “Rumo ao momento mais feliz da minha vida! Te amo, minha divina Angélica. Obrigada por existir e me amar sempre. Prometo honrá-la e amá-la por toda a minha vida! Obrigado à vida por este ano maravilhoso: fiz doutorado, conquistei a prefeitura e casei com o amor da minha vida!”

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.